O DESENVOLVIMENTO DA LINGUÍSTICA TEXTUAL NO BRASIL
Por: rivoneidesantos • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 331 Palavras (2 Páginas) • 731 Visualizações
LINGUÍSTICA TEXTUAL
O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUISTICA TEXTUAL NO BRASIL
INGEDORE G. VILLAÇA KOCK
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUÍSTICA TEXTUAL NO BRASIL,
O esboço deste arquivo é apresentar uma revisão crítica do que tem sido feito domínio da linguística textual, principalmente no Brasil. Na segunda metade do século e apontar algumas das perspectivas para novos desenvolvimentos nessa área.
É no final da década de 70 que começarem a surgir, no Brasil, os primeiros trabalhos dedicados ao sentido linguístico do texto. Pode-se dizer que, para tal fato, contribuiu, de forma bastante significativa. A linguística defende a aplicação dos princípios pragmáticos linguísticos e o ensino de língua materna e, em decorrência, a necessidade de um enfoque textual, como já era comum em outros países.
Somente na década de 80, contudo, começam a multiplicar-se os estudos em linguística textual. Em vária universidades brasileiras vão se formando núcleos de pesquisas sobre textos, aperfeiçoamento e especialização, ministrados em diversos pontos do pais, bem como dissertações de mestrados e tese do doutorado, cujo autores subsequentemente, vão implantando esse tipo de, enfoque em suas instituições de origem.
Em 1984, realizou-se pela primeira vez, uma mesa redonda sobre linguística do texto. Desde então, em todos os congressos e reuniões cientificas, a linguística textual passou a ter o seu lugar.
A estudiosa explica que a linguística textual, que se desenvolveu na Europa, particularmente na Alemanha, vem ocupando um lugar de destaque no cenário acadêmico nacional. Este ramo da linguística, depois de ter sido introduzido na Universidade Federal de Pernambuco e em universidades paulistas ( PUC-SP, UNICAMP, UNESP, USP), ganhou espaço em grande numero de universidade brasileira, vindo a fazer parte dos currículos de graduação e pós-graduação, o que deu origem a um numero respeitável de publicações na área, além de uma série de tese e dissertações ,que tem contribuído para a sua divulgação no país e no exterior.
Não só a linguística textual, como também estudos sobre o texto, realizados à luz de outras perspectivas teóricas, encontraram terreno fértil no Brasil, onde germinaram generosamente e continuam a produzir frutos em ambundancia.
...