O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: PR1M3R • 22/8/2021 • Trabalho acadêmico • 505 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
UNIGRAN – CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE LETRAS- 5º SEMESTRE
DISCIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
PROFª: GEYSA JUCE DA SILVA
Nome: Hallison Alvares Ribeiro
RGM: 063.3097
POLO: Bela Vista MS
- Assista os vídeos linkados e leia os artigos disponibilizados em “material de aula” e, em seguida, faça o que pede: (0,5)
- Reflita acerca das alterações no ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica (13 a 15 linhas)
E foi somente no século XX que os estudos linguísticos no Brasil começaram a ter avanços. Porém não bastam os pesquisadores mapearam as diferenças linguísticas. É preciso que nós, professores e educadores, nos movimentemos para compreender e buscar os fundamentos das variações e mudanças.
Nesse sentido, desde o século 80, O aluno precisa entrar em contato com dificuldades progressivas do conteúdo. Desse modo, essas alterações desenvolve competências e habilidades diferentes ao longo dos anos, melhorando cada vez mais seus aprimoramento no conhecimento.
- De acordo com os postulados nos vídeos e nos artigos lidos, a BNCC “engessa” o ensino da Língua Portuguesa? (10 a 12 linhas).
Mesmo sendo recente, introduzida na educação a BNCC é fundamental na área da educação, suas principais mudanças que acontecem ao implementar a BNCC aparecem nas seguintes políticas educacionais: elaboração dos currículos locais, formação inicial dos professores, material didático, avaliação e apoio pedagógico aos alunos.
A base nacional comum curricular é um documento que determina as competências gerais e especificas, as habilidades e as aprendizagens essências que todos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica, auxilia nas orientações e nortear equipes pedagógicas.
2.
A definição de uma base comum nacional parece importante para que a escola cumpra seu objetivo de garantir o acesso ao conhecimento produzido ao longo da história humana. Entretanto, quando essa proposição se alinha, exclusivamente, à lógica da avaliação com a finalidade de produzir a melhoria de índices de desempenho nacionais pela via do rebaixamento do que é ensinado e, consequentemente, aprendido, podemos imaginar que ela poderá ser nociva ao desenvolvimento da educação (GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): comentários críticos. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf.
Vitória, ES | v. 1 | n. 2 | p. 174-190 | jul./dez. 2015).
Considerando o exposto no excerto acima, redija um parágrafo dissertativo-argumentativo acerca da concepção de avaliação segundo o exposto por Gontijo em seu artigo. (8 a 10 linhas). (0,5)
Nesse sentido, os instrumentos avaliativos são aplicados para mensurar a quantidade de conteúdos aprendidos, na maioria das vezes pela via da memorização, posto que cada professor tem o seu modo de agir em face de uma concepção de educação e do homem. Ao refletir e organizar a ação pedagógica como um todo, deve-se refletir e organizar as ações de cada uma das partes deste todo, de forma que uma dependa da outra.
...