O Estágio Letras Unopar
Por: Leonardo MONTERANI • 25/10/2019 • Trabalho acadêmico • 8.379 Palavras (34 Páginas) • 582 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
2 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS 5
3 PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 8
4 ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA 9
5 ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 11
6 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO 13
7 PLANO DE ENSINO 17
8 DIÁRIOS DE REGÊNCIA 22
CONSIDERAÇÕES FINAIS 27
REFERÊNCIAS 28
INTRODUÇÃO
O estágio é o momento em entramos em contato com a realidade a qual iremos exercer no futuro, assim o Estágio Curricular Obrigatório II – Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) nos proporciona uma participação em situações reais e experiências de ensino e aprendizagem, a qual pode unir a teoria vivenciada até aqui com a prática na qual realizamos durante todo o estágio.
O estágio foi realizado no Colégio Estadual Barão do Rio Branco, localizado na Rua Manoel Ribas, nº 1103 – Centro – Assai – Paraná. O primeiro contato com a realidade escolar foi a observação e participação das aulas de Língua Portuguesa na qual foram escolhidas para observação as turmas 6ºA, 7ºC e 8ºA. Dentre as turmas escolhidas para observação eu escolhi a turma do 6ºA para a regência, e o momento da gerencia foi realmente o divisor de águas que realmente me mostrou que é isso que eu quero para o meu futuro profissional, o prazer de ensinar é indescritível.
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A instituição de ensino é o Colégio Estadual Barão do Rio Branco, no município de Assai Estado do Paraná, é um Colégio que foi fundado a aproximadamente 40 anos, em Campo as turmas escolhidas foram o 6ºA, 7ºC e 8ºA, todas as aulas assistidas e ministradas foram no período da manhã assim como toda minha carga horaria a ser cumprida no Colégio campo do Estágio, a minha supervisora do Estágio foi a Professora Inês Francisca Medeiros Secci, Licenciada em Letras.
- RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Texto 2
Que e a utilização na disciplina ou projetos de estágios supervisionados dos cursos de licenciatura, considerando a pratica docente como um ponto em comum a ser trabalhado na formação inicial e continuada de professores.
O caminho metodológico para se compreender o Estagio Supervisionado como disciplina ou como projeto de formação inicial, foi feita uma interlocução com esses conceitos, sobejamente utilizado nas pesquisas sobre a formação inicial de professores no Brasil. Neste estudo utiliza-se de abordagem predominante qualitativa a pesquisa documental na legalidade técnicas da pesquisa, participar para coleta de dados: Grupo focal e observação participante.
No modelo de racionalidade pratica a educação e resta como um processo complexo que envolve conhecimento teórico e pratico que permeia as incertezas da carreira docente.
O professor é visto como um profissional que reflete, questiona e constantemente examina sua pratica pedagógica. Tal modelo propõe uma nova forma de pensar a formação de professores procurar superar os empecilhos do modelo positivista e romper com concepções dominantes e tradicionais do campo.
O que eles tentam mudar é a rotina de aula que fica no cotidiano, eles buscam inovação para os alunos interagir mais em sala de aula. Já no modelo de racionalidade critica utiliza a concepção dos autores Carr e Kemmis ao dizer que neste modelo a educação historicamente localizada, acontece contra um plano de fundo sócio histórico e projeta uma visão do tempo futuro que nos esperamos construir é uma atividade social com consequências sociais não apenas uma questão de desenvolvimento social. Três modelos concebem o professor como alguém que levanta problemas, mas as concepções em relação a natureza do trabalho docente se divergem.
Os modelos técnicos tem uma concepção instrumental sobre o levantamento de problemas, os práticos tem uma perspectiva mais interpretativa. Os modelos críticos tem uma visão politica explicita sobre o acento, é necessário entender esses modelos de forma não tão engessada para compreender como atuam as vertentes das pesquisas educacionais no campo de formação de professores. Nesse estudo a teoria professor reflexível encontra-se presente no modelo contra hemogênico da racionalidade pratica, o fato de que os professores refletem sobre outras ações é uma das características marcantes desse modelo.
O estagio supervisionado nos cursos de licenciatura em letras busca em sua concepção a preparação do estudante para inserção na profissão de conhecimentos formativo dos futuros professores integrantes de todo o projeto curricular.
As concepções de estagio que fundamenta esse estudo se baseia na concepção das professoras ( Barreiro e Gebram ) nas quais o estagio se constitui em um espaço aprendizagem e de saberes e forma ao ultrapassar as questões burocráticas da disciplina como preenchimento de fichas e cumprimento de carga horaria e as recorrentes atividades relacionadas com observação e regência em sala de aula .
TEXTO 1
O professor no espelho refletindo sobre a leitura de um relatório de estagio na graduação em letras: Algumas profissões e seus discursos ; de que forma o discurso de um aluno se modifica ao longo do tempo é por conta de uma graduação em letras.
De que forma essa modificações constituem ( ou não ) o que poderíamos chamar de um `` discurso de um profissional docente ´´.Tenho partido desse pressuposto de que esses deslocamentos discursivos consistem em uma escrita de modo que procuro analisar , nos textos produzidos por alunos de graduação , vestígios dos movimentos aos quais se poderia atribuir o sentido de uma formação em letras ou pelo contrario os processos que permitem a assunção de um discurso apenas imaginariamente diferenciado do ponto de vista leigo , esse tanto aparentemente profissional considero que o estágio é uma etapa fundamental na formação do acadêmico , pois se trata do momento que o estudante põe o corpo a prova e precisa expor uma série de experiências que o atingem de maneira nem sempre dizíveis.
...