O GÊNERO NOTÍCIA DE JORNAL NA SALA DE AULA
Por: recelmac • 2/3/2018 • Monografia • 9.659 Palavras (39 Páginas) • 339 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS[pic 1]
INSTITUTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
REGINA CÉLIA LEITE MACIEL NUNES
O GÊNERO NOTÍCIA DE JORNAL NA SALA DE AULA:
DISCUTINDO ORALIDADE E ESCRITA
REGINA CÉLIA LEITE MACIEL NUNES
O GÊNERO NOTÍCIA DE JORNAL NA SALA DE AULA:
Discutindo Oralidade e Escrita
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Língua Portuguesa.
Orientador:
Campinas, S.P.
2011
AGRADECIMENTOS
À Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP), que, por meio do Programa Rede São Paulo de Formação de Docente – REDEFOR, possibilitou a realização deste Curso de Especialização em Língua Portuguesa, através de convênio com o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).*
À Profa. Olinda de Cassia Garcia Sando, pela participação ativa e direta neste passo gigantesco a caminho do nosso engrandecimento profissional, minha eterna gratidão.
A todas as pessoas que participaram, contribuindo para a realização deste trabalho, direta ou indiretamente.
RESUMO
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), ensinar língua significa ensinar diferentes gêneros textuais. Partindo deste pressuposto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo realizar uma atividade de leitura e escrita utilizando uma Sequência Didática baseada na esfera comunicativa jornalística com o gênero textual “notícia”. Tal escolha justifica-se por verificar que os alunos quando chegam ao final do Ensino Médio apresentam desânimo e falta de vontade na realização de diversas atividades e com isto acabam por desenvolver dificuldades para interpretar textos assim como têm sua produção escrita prejudicada. Desta forma, o trabalho com o gênero “notícia” busca despertar nos alunos maior vontade e vivacidade em suas tarefas escolares, haja vista que tal gênero textual faz-se presente no convívio social tratando de fatos e assuntos pertinentes à sociedade atual, inserindo-os, assim, em seu abrangente contexto referencial. Espera-se ainda que, com estas ações planejadas, os alunos, em especial do 3º ano do Ensino Médio, possam adquirir noções e capacidade de domínio de características próprias do gênero em questão e suas respectivas funções.
Palavras-chave: Gênero Textual “Notícia”; Oralidade e Escrita; Sequência Didática; Ensino Médio.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 01
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 04
2.1 Os PCN e os gêneros textuais 04
2.2 A esfera comunicativa jornalística 07
2.3 O gênero textual “notícia” 08
3. ANÁLISE COMENTADA DA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA 11
3.1 Informações gerais 11
3.1.1 Objetivos esperados 12
3.1.2 Características da turma 13
3.2 A organização da SD 14
3.3 As atividades propostas em cada unidade de trabalho 16
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 21
ANEXO: A SD Elaborada 22
INTRODUÇÃO
Segundo Bortoni-Ricardo (2006, p. 54):
[...] Ao chegar à escola, a criança, o jovem ou o adulto já são usuários competentes de sua língua materna, mas têm de ampliar a gama de seus recursos comunicativos para poder atender às convenções sociais, que definem o uso linguístico adequado a cada gênero textual, a cada tarefa comunicativa, a cada tipo de interação. Os usos da língua são práticas sociais e muitas delas são extremamente especializadas, isto é, exigem vocabulário específico e formações sintáticas que estão abonadas nas gramáticas normativas.
De fato, é do conhecimento geral que o aluno chegue à escola já sabendo noções básicas de sua língua materna conseguindo perfeitamente estabelecer comunicação com seus colegas e professores. No entanto, deve-se perceber que o ambiente escolar corresponde a apenas um tipo de interação existente dentre tantos outros. O papel da escola é justamente oferecer ao aluno capacidade de aquisição de novas práticas comunicativas que estão fora do seu alcance. Algumas delas inclusive são realmente muito especializadas e passam a criar uma espécie de separação entre as pessoas em sociedade. Como exemplo, podemos citar que em uma conversa entre advogados que discutem relações jurídicas, poucas pessoas conseguiriam compreender o diálogo, pois ali predominantemente, estaria sendo utilizada uma linguagem específica de uma determinada área.
Em virtude disto, propõe-se neste trabalho desenvolver uma prática docente que estimule o aluno a novas aquisições de formas diversificadas de comunicação, diferentes das que estão habituados a utilizar.
Para tanto, um gênero que parece bem atual e presente em toda a sociedade é o texto jornalístico, em especial a notícia de jornal, visto que esta estimula a curiosidade geral e permite uma maior aceitação dentre diversos tipos de públicos. É um relato imparcial de acontecimentos recentes. Assim, pode-se imaginar que sua função comunicativa seja informar de forma imparcial e objetiva.
Sob esta óptica, percebe-se que este gênero comporta-se de forma a propiciar uma melhor adequação da atividade a que se propõe este trabalho, pois tem como matéria-prima acontecimentos recentes, o que por natureza já introduz o aluno em seu contexto.
Não obstante, a notícia de jornal mantém os leitores informados no dia-a-dia e pode assumir outra função como a de estimular o hábito da leitura nas escolas.
Como um recurso pedagógico complementar, as notícias de jornal podem ser trabalhadas de diversas formas em sala de aula. A que justamente se propõe neste trabalho é a de mostrar aos alunos as diferenças do texto escrito e do texto falado, ambos os recursos linguísticos utilizado por este gênero.
...