O Mecanismos de coesão textual
Por: Anderson Andrade • 15/11/2017 • Dissertação • 402 Palavras (2 Páginas) • 357 Visualizações
LÍNGUA PORTUGUESA
Mecanismos de coesão textual
O bom texto é aquele produzido com a organização de palavras que se unem, adequadamente, umas às outras. Assim, os termos vão formando uma oração, e as orações vão constituir períodos. Já os períodos formarão parágrafos e a organização entre parágrafos formará um texto.
Essa união ou ligação entre os elementos de um texto deve apresentar um sentido lógico, coerente; para isso é necessário observar as relações de sentido existentes entre eles.
Um texto torna-se bem construído e coeso quando usamos os elementos gramaticais ou coesivos no interior das frases, de forma adequada.
Os mecanismos:
- Referência: os pronomes, os advérbios e os artigos são elementos de coesão que proporcionam a unidade do texto. Exemplo: “A garota está de férias. A garota aproveitou para viajar” / “A garota está de férias e aproveitou para viajar”.
- Elipse: quando se omite um termo a fim de evitar a sua repetição. Exemplo: “A garota está de férias. A garota aproveitou para viajar” / “A garota está de férias, aproveitou então para viajar”.
- Lexical: quando são usadas palavras ou expressões sinônimas de algum termo subsequente. Exemplo: “O presidente foi a Portugal. Na terra de Camões foi homenageado por intelectuais e escritores”.
- Substituição: é usada para abreviar sentenças inteiras, substituindo-as por uma expressão com significado equivalente. Exemplo: “O presidente viajou para Portugal nesta semana e o ministro dos esportes o fez também”.
- Oposição: são empregados alguns termos com valor de oposição (mas, contudo, todavia, porém, entretanto, contudo) para tornar o texto compreensível. Exemplo: Estávamos todos aqui no momento do crime, porém não vimos o assassino”.
- Concessão ou contradição: são empregados alguns termos com o intuito de indicar uma contradição (embora, ainda que, se bem que, apesar de, conquanto, mesmo que). Exemplo: “Embora estivéssemos ao lado do mercado, não fizemos a compra”.
- Causa: são empregados alguns termos com intuito de indicar a causa de algo mencionado anteriormente (porque, pois, como, já que, visto que, uma vez que). Exemplo: “Gostei do filme, pois o roteiro é bastante criativo”.
- Condição: são empregados termos com o objetivo de indicar uma condição (caso, se, a menos que, contanto que). Exemplo: “Caso os pacotes cheguem, encaminhem-nos para a sala do diretor”.
- Finalidade: são empregados termos com intuito de criar uma finalidade (para que, para, a fim de, com o objetivo de, com a finalidade de, com a intenção de). Exemplo: “Ela ligou a fim de perguntar a data da entrevista”.
...