O Papel da Leitura na Construção da Identidade
Por: beeburn22 • 4/7/2022 • Tese • 5.515 Palavras (23 Páginas) • 139 Visualizações
O PAPEL DA LEITURA NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Costa, Beatriz; Bacharelando em Letras no Centro Universitário Internacional Uninter
2021
RESUMO
A construção do conhecimento deve-se em grande parte à aquisição precoce do hábito da leitura, fazendo com que cada vez mais que o indivíduo que pratique tal ato passe a se integrar com mais facilidade no meio social pela qual está inserido, tornando-se, desta forma, uma ação de importância fundamental na vida dos cidadãos em virtude de proporcionar o seu desenvolvimento intelectual e capacitando-os a decodificarem os códigos de comunicação repassados pela alfabetização. Assim, a leitura exerce a função de assegurar a prática da escrita como um bem cultural inserido no contexto do desenvolvimento e, bem como, da compreensão do mundo, passando ela a ser exercida não somente durante o percurso do aprendizado escolar, mas por toda a vida dos cidadãos, tornando assim a leitura uma prática social. Possibilitando, desta forma, que a sua ação se torne proporcionadora de relações com o mundo, ampliando a forma de pensar e, principalmente, o domínio sobre as palavras. Nesse sentido o presente artigo vem a tratar do papel da leitura na construção da identidade. Apresentando como objetivo principal o de demonstrar a necessidade de se estimular a prática da leitura, bem como a sua importância para a convivência com outros cidadãos, proporcionando-os inúmeras vantagens, tais como o desenvolvimento intelectual e a sua interação com o meio social. Para a realização deste estudo foram utilizados a metodologia de revisão bibliográfica pela qual possibilita compreender as pesquisas existentes e obter conclusões a partir do tema proposto. Foram utilizados também o método qualitativo e descritivo na abordagem do tema em si.
Palavras-chave: Leitura. Meio social. Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
A introdução do hábito da leitura, especialmente durante a infância, é comprovadamente eficaz no desenvolvimento de habilidades de um indivíduo que auxiliam na sua integração de seu meio social. Tornando-se, desta forma, uma decisão de fundamental importância na vida dos cidadãos em virtude de proporcionar o seu desenvolvimento intelectual, capacitando-os a decodificarem os códigos de comunicação repassados pela alfabetização.
Diante tal fato a leitura pode ser entendida como a união de ações comportamentais guiados por um sistema cognitivo acondicionado na memória do ser humano, aflorando no exato momento da prática da atividade da leitura.
Assim a leitura exerce a função de assegurar a prática da escrita como um bem cultural inserido no contexto do desenvolvimento e, bem como, da compreensão do mundo, passando ela a ser exercida não somente durante o percurso do aprendizado escolar, mas por toda a vida dos cidadãos, tornando assim a leitura uma prática social. Possibilitando, desta forma, que a sua ação se torne proporcionadora de relações com o mundo, ampliando a forma de pensar e, principalmente, o domínio sobre as palavras.
Nesse sentido, o presente artigo vem a tratar do papel da leitura para com a construção da identidade. Apresentando assim como problemática a ser respondida ao longo deste estudo o seguinte questionamento: De que forma a leitura pode possibilitar o desenvolvimento dos cidadãos em face de um mundo cada vez mais globalizado?
Assim, o objetivo central deste trabalho será o de demonstrar a necessidade de se estimular a prática da leitura e, bem como, a sua importância para com a vida dos cidadãos, proporcionando-os inúmeras vantagens como o desenvolvimento intelectual e a sua interação com o meio social.
2-METODOLOGIA
Para a realização deste artigo, foi utilizada principalmente a metodologia de pesquisa bibliográfica, com o intuito de compreender as pesquisas já existentes sobre este tema, bem como obter conclusões a partir do tema proposto. Diversos artigos e livros sobre o mesmo tema (ou sobre temas semelhantes) foram consultados durante a realização desta pesquisa, alguns deles sendo adquiridos pessoalmente, enquanto outros foram extraídos de plataformas que disponibilizam monografias e artigos científicos, tais como o Maxwell. Foram utilizados também o método qualitativo e descritivo na abordagem do tema em si.
,
3. BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A SUA CARACTERIZAÇÃO
Antes de prosseguirmos no tema a ser tratado pelo presente artigo, torna-se de fundamental importância realizar uma breve explanação acerca da educação infantil no Brasil e, bem como, da alfabetização para que assim este estudo fique mais compreensivo para os futuros leitores.
A partir de 1996, mais precisamente com a criação da Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB- 9.394/96) a educação brasileira passa a sofrer profundas e necessárias modificações em sua estrutura. A LDB-9.394/96 veio com o intuito de regularizar e normatizar o sistema educacional no Brasil, garantindo o direito a toda sociedade o ingresso ao sistema educacional gratuito e com qualidade, valorizando, consequentemente, os educadores, estabelecendo as obrigações da União, dos Estados e dos Municípios a respeito da educação pública, se tornando a principal lei, a Carta Magna, no que diz respeito a educação brasileira. Nesse sentido Kuenzer (1999) preceitua que a LDB:
[…] pelo seu caráter geral, possibilitou um conjunto de reformas que foi se processando de forma isolada, mas que correspondia a um bem elaborado plano de governo, que, articulando os projetos para as áreas econômicas, administrativa, previdenciária e fiscal, foi dando forma ao novo modelo de Estado (KUENZER, 1999, p. 10).
Dentre as mudanças ocorridas com o advento da LDB 9.394/96, pode-se destacar o seu artigo 21, Inciso I que veio a estabelecer que: “A educação escolar compõe-se de: I – Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio”. A partir de então, com a introdução da educação infantil na educação básica tem o surgimento da ideia de que o ensino/aprendizado já necessita a ser desenvolvido nos primeiros anos de vida das crianças. Nesse sentido, o artigo 29 da referida lei dispõe que:
...