O Pequeno Principe
Por: MHARA • 24/9/2015 • Resenha • 329 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. O Pequeno Príncipe. Ed.48º, Rio de Janeiro, editora Agir, 2009, Pág.95
SANTOS, Mikeias Cardoso dos
Antoine de Saint Exupéry (1900-1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês, é o autor de um clássico da literatura “O Pequeno Príncipe”, escrito em 1943. Entre as suas diversas frases famosas estão: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos". "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Antoine de Saint-Exupéry nasceu em Lyon França, no dia 29 de junho de 1900. Era o terceiro filho do conde Saint-Exupéry e da condessa Marie Fascolombe. Estudou no colégio jesuíta Notre Dame de Saint Croix e no colégio dos Maristas, em Friburgo, na Suíça. Em 1921 ingressou no serviço militar, no Regimento de Aviação de Estrasburgo, após ter sido reprovado para a Escola Naval. Tornou-se piloto civil e subtenente da reserva. Em 1926 foi admitido na Aéropostale, onde começou sua carreira de piloto de linha, voando entre Toulouse, Casablanca e Dacar.
Esta obra se baseia em uma recordação do narrador, o seu primeiro desenho feito na infância. Ele tinha desenhado um elefante engolido por uma jiboia e teve a iniciativa de perguntar aos adultos o que eles viam no desenho feito. As respostas foram que viam um chapéu. Na medida que o Pequeno Príncipe crescia, tinha o interesse de testa o grau de conhecimento das pessoas, mostrando-lhes o desenho e todas respondiam a mesma coisa. Por causa disto, viveu sem amigos com os quais pudesse realmente conversar. Com as decepções que ele conseguiu com os desenhos, escolheu a profissão de Piloto e, em certo dia, houve uma queda de seu avião, veio a cair no deserto do Saara.
Na primeira noite, ele dormiu sobre a areia. Ao despertar do dia, uma voz estranha o acordou, pedindo para que ele desenhasse um carneiro. Era um pequeninho de gente, um rapazinho de cabelos dourados, sendo o Pequeno Príncipe.
...