O Perfil profissional do Coordenador Pedagógico
Por: Sandra Lacerda • 8/7/2018 • Seminário • 530 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
Nessa perspectiva, mediante as leituras dos textos e suas construções mentais, produza um texto argumentativo, elencando um perfil geral e outro específico, pensando nas diversas áreas de atuação desse(a) profissional.
O perfil profissional do Coordenador Pedagógico se constrói através do compromisso social e comprometimento do próprio sujeito com sua profissão. Para saber conduzir a ação pedagógica, o coordenador precisa ter consciência da sua função, da função dos demais envolvidos, e, principalmente, de que, ao exercer o poder que lhe compete, ele estará lidando com os diversos tipos de pessoas e com a comunidade.
O coordenador pedagógico tem como proposta principal de seu trabalho a construção de uma educação de qualidade, objetivando o desenvolvimento integral de todos os alunos e a contribuição no processo de uma gestão escolar democrática. Uma das suas funções específicas é a socialização do saber docente, na medida em que há ela cabe estimular a troca de experiências entre os professores, a discussão e a sistematização de práticas pedagógicas. Nessa perspectiva é necessário que o coordenador pedagógico tenha conhecimento de como ocorre o processo de desenvolvimento humano e a aprendizagem, pois ensinar é uma especificidade humana que exige compreender o respeito às diferenças individuais, e, ainda, é preciso que o coordenador conheça as políticas educacionais que guiam a educação e esteja aberto a compartilhar estes conhecimentos com outros profissionais que atuam na escola.
Os desafios do Coordenador Pedagógico vão além de resolver problemas do dia a dia escolar, envolvendo atividades complexas de planejamento, coordenação e execução de projetos que aprimorem as práticas pedagógicas da escola como um todo. Almeida e Placco (2009, p. 6) comentam que o papel do coordenador pedagógico na escola deve ter “uma função articuladora, formadora e transformadora”. Dessa maneira, esse profissional deve articular suas ações curriculares com os professores e realizar formação continuada para transformar a educação, resultando em qualidade de ensino para os alunos.
Por fim, O coordenador pedagógico, peça de fundamental importância no ambiente escolar, diante do descaso histórico, dos desvios de função que vivencia e da crise de identidade que esta função enfrenta, necessita de um maior acompanhamento e direcionamento de suas funções, para que possa, de forma efetiva e eficaz, dar suporte pedagógico aos professores, exercendo a significativa tarefa de coordenar de forma consciente e segura.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, L. R. de; PLACCO, V. M. N. de S. O papel do coordenador pedagógico. Revista Educação, São Paulo, 2009, p. 38-39.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de. Desafios do coordenador pedagógico no trabalho coletivo da escola: intervenção ou prevenção? In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Loyola, 2008, p. 25-36.
SILVA, Moacyr da. O trabalho articulador do coordenador pedagógico: a integração curricular. In: PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Orgs.). O coordenador pedagógico e os desafios da educação. São Paulo: Loyola, 2008, p 51-59.
...