O “Soldado Surdo”
Por: Tatiane Kopicz • 6/5/2022 • Trabalho acadêmico • 264 Palavras (2 Páginas) • 693 Visualizações
A literatura surda se multiplica em vários gêneros, as piadas é um deles. Na piada “Soldado Surdo”, possui várias versões, mas a análise será realizada a partir da versão proposta na disciplina.
Percebemos inicialmente o reconhecimento do general, mesmo que pouco da língua de sinais, depois de dar ordens duas vezes ao soldado e o mesmo não executar, e em seguida justificar que é surdo e ao compreender a linguagem do soldado e conseguir se comunicar com o mesmo.
Também notamos a importância de aprender e saber utilizar a língua de sinais bem como a diferença da contagem dos números entre a Libras e a Língua Portuguesa, visto que na primeira linguagem utilizamos apenas uma das mãos e na outra, as duas.
Depois de ver como o soldado surdo faz para lançar a granada, o seu superior tenta fazer igual, aciona a granada e começa a contagem até dez, por não ser fluente, no caso, não saber os números em libras, precisou utilizar as duas mãos e levou segundos a mais até colocar a granada no meio das pernas para terminar a contagem, fato que ocasionou a explosão da granada entre as pernas do General.
Outro ponto importante a ressaltar, é o fato do General questionar a competência do profissional do surdo, em como ele lança granadas e dispara metralhadora, pedindo para o mesmo demonstrar como faz, e o tiro saiu pela culatra, e ao reproduzir como ele faz, tudo explodiu.
Ainda podemos destacar a necessidade de aprender Libras, pois caso contrário pode ocorrer uma tragédia, inclusive pode ser a consequência se houver erro na sinalização dos sinais.
...