O Trovadorismo vs Classicismo
Por: Júlio César • 15/6/2021 • Artigo • 262 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
[RASCUNHO]
Comparativo CLASSICISMO e TROVADORISMO
lírica camoniana; idealização amorosa------amor cortes-sofrimento amorosos
predomínio da razão------------predomínio da emoção
paganismo-------------------cristianismo CHECK
influência da cultura greco-romana-------influência da poesia provençal CHECK
antropocentrismo-----------------mentalidade teocêntrica CHECK
ambiente universal----------------------ambiente rural e cortes CHECK
racionalismo------------------------------tema: amor, saudade e critica CHECK
nacionalismo--------------------------------exaltação do ideal cavalheiro
FORMA
https://revistagalileu.globo.com/Vestibular-e-Enem/noticia/2019/10/do-trovadorismo-ao-modernismo-resumo-dos-movimentos-literarios-ate-o-seculo-20.html
https://www.todamateria.com.br/classicismo/
https://www.portugues.com.br/literatura/trovadorismo.html
Na idade média, período que durou do século V ao XV, um atributo dominante da sociedade era a religião. Esse período esteve marcado pelo teocentrismo — doutrina que considera Deus o centro de todo o universo — e cujo número de fiéis crescia exponencialmente. Nessa época uma importante forma de arte era o trovadorismo. O trovadorismo é marcado pela tradição oral (sem textos escritos) e pela expressão das poesias em forma de canto. Devido a forte doutrina cristã, a maioria dos poemas da época tinham uma forte influência teocêntrica, e marcas da poesia provençal; abordavam temas como amor, saudade e crítica.
Por sua vez, o classicismo, movimento que compreende o período literário do século XVI, marcou uma mudança cultural na forma de escrever e de pensar da época. Teve como pilares o antropocentrismo e a razão (em contraste ao teocentrismo do trovadorismo). Os poemas tinham influência da cultura greco-romana e temas como a moral, a filosofia, a religião, a mitologia e política. Também é importante ressaltar que o classicismo fazia parte do ambiente universal, no passo que o trovadorismo se via presente predominantemente no ambiente rural e cortes. Vale dizer, o trovadorismo era escrito em galego-português, enquanto o classicismo fazia uso do português.
Assim, observa-se que tais escolas literárias pouco tinham em comum, visto que a valorização da cultura e os pensamentos de cada uma delas diferem muito.
...