Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental
Artigo: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luuline • 21/3/2015 • 687 Palavras (3 Páginas) • 209 Visualizações
A Criança e a Educação
O que é ser criança?
O que se espera da educação como um todo para a criança?
Por muito tempo a criança foi vista como um adulto em miniatura, não havendo preocupação com seus sentimentos e necessidades básicas.
O principal objetivo da educação é ajustar a criança ao ambiente físico e social em que está inserida por meio da aquisição de experiências vividas por outras gerações.
A criança tem o direito de ser criança, de brincar, de receber afeto, de querer, de não querer, de conhecer, de sonhar e de opinar (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, 1990), diante disto surge o grande desafio para criar novas formas de educar e cuidar da criança pequena, novas formas de ver, conviver e se relacionar com elas, respeitando suas etapas de desenvolvimento, sua personalidade, sua espontaneidade, seu universo.
A Constituição Federal (1988) em seu Art. 205 declara que
“a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
As transformações da família, da mulher, o processo de urbanização e industrialização do país e as diferenças entre as classes sociais mais e menos favorecidas, marcam a história da Educação Infantil.
Surgem então às primeiras instituições pré-escolares que visam suprir as falhas de higiene e nutrição das crianças devido às condições de vida das famílias que são consideradas incapazes de educar seus filhos e estruturar uma vida familiar saudável, este tipo de instituição denomina-se assistencialistas – creches assistenciais.
Com o passar do tempo, a creche passa a ser defendida e valorizada por seu aspecto educativo, como espaço organizado para que ocorra o favorecimento do desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional da criança.
A Educação Infantil é um direito da criança, uma opção da família e um dever do Estado. Creches e pré-escolas são lugares de cuidado, brincadeira e aprendizagem que buscam levar a criança ao desenvolvimento integral.
Com o surgimento, em 1996, da LDB - Leis de Diretrizes e Bases da Educação, nº 9394/96, a Educação Infantil deixa de ser parte do sistema de serviços sociais e ganha seu lugar como primeira etapa da educação básica, contribuindo para o desenvolvimento e educação, não somente no cuidado das crianças enquanto as mães trabalham.
Apenas 83% das crianças em idade pré-escolar estão matriculadas em instituições de Educação Infantil por falta de oferta de vagas. ¹
São necessários alguns avanços como a superação total do modelo assistencialista e a solidificação das propostas educativas presentes nas leis e nos referenciais da educação.
Mudanças dos valores e concepções das instituições, dos profissionais da educação das famílias e da sociedade em relação à visão da criança também são de grande importância para que se alcance uma educação de qualidade no país.
É preciso expandir o número de escolas para atender toda demanda
...