PCC - Considerações sobre ensino a distancia
Por: Carla Baron • 10/11/2016 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 607 Visualizações
Carla Baron Prado
[pic 1]
POLO
Facsul Campo Grande/MS
2016
CURSO DE LETRAS PORTUGUÊS/PORTUGUÊS-INGLÊS/PORTUGUÊS ESPANHOL
ATIVIDADE DE PCC CORRESPONDENTE ÀS DISCIPLINAS DO PRIMEIRO SEMESTRE 2016/1.
LEIA A ENTREVISTA COM O PROFESSOR FREDERIC MICHAEL LITTO. LOGO, RESPONDA AS DUAS PERGUNTAS ABAIXO.
PERGUNTA 1: QUAL É O PERFIL DO ALUNO E DO PROFESSOR NO EAD?
São estudantes mais maduros, mais motivados, geralmente casados, com filhos, já empregados, mas que querem subir na carreira profissional. A idade varia de 21 a 30 anos (com exceção para o curso de pós-graduação e corporativos, cuja idade é de 31 a 40 anos), são pessoas que estudam e trabalham.
Geralmente são pessoas disciplinadas, proativas e que não ficam esperando passivamente o professor, ou o vê como única fonte de conhecimento
Já o perfil do professor no EaD é de um arquiteto montando as atividades de aprendizado e guiando os alunos na busca do conhecimento.
Substituindo a antiga forma de ceder informações, por conduzir o aluno a questionamentos, sugerindo ferramentas para que ele, usando sua criatividade e empenho, resolva os problemas propostos.
Fugindo assim da velha mecânica de repetição (onde o professor pontifica e o aluno passivamente absorve), para uma abordagem onde o professor orienta e estimula o aluno a procurar fontes de informações, peneirar o que vale a pena ser considerado como uma boa evidência e tirar conclusões baseadas no material estudado.
PERGUNTA 2: QUAIS SERIAM AS MAIORES DIFICULDADES PARA QUEM ESCOLHE FAZER UM CURSO A DISTÂNCIA?
O curso a distância exige muita disciplina, independência e autonomia. O aluno tem que montar sua agenda de estudos e segui-la à risca. Caso contrário, o mesmo, fatalmente irá se perder nos conteúdos.
Outro ponto importante é não acumular matérias, manter uma rotina diária de estudos e leituras, bem como assistir assiduamente as aulas em vídeo.
Também é necessário buscar conhecimentos, informações e recursos em outros ambientes, como chats, fóruns, livros. Não criando assim uma dependência da presença física de professores ou de uma única fonte de estudos.
...