Plano De Aula
Dissertações: Plano De Aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mcastillo • 11/9/2014 • 548 Palavras (3 Páginas) • 389 Visualizações
PLANO DE AULA
O conteúdo escolhido para a aula a ser ministrada no 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama trata-se do Trovadorismo português, que será introduzido através do seu contexto sociohistórico e literário, para então se realizar a análise do poema Roi Queimado morreu com amor, de autoria de Pero Garcia Burgalês. Tem-se como objetivo deste plano, dar condições para que o aluno compreenda e conheça as características do Trovadorismo português presente no texto escolhido.
Os procedimentos serão, primeiramente, um pequeno contexto sociohistórico dialogado e, em seguida, a entrega do material sobre Trovadorismo português (em anexo). Na sequência, serão realizadas a leitura do poema escolhido e sua respectiva análise (em anexo). Após será apresentado uma obra contemporânea com características do Trovadorismo português (em anexo), e na sequência, a respectiva análise (em anexo). Por fim, apresentar-se-ão exercícios de fixação (em anexo) a serem aplicados e corrigidos, esclarecendo possíveis dúvidas.
REFERÊNCIAS:
ABDALA JÚNIOR, Benjamin; PASCHOALIN, Maria Aparecida. História social da Literatura Portuguesa. São Paulo: Ática: 1990.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FERREIRA, Ema Tarracha. Introdução. Poesia e prosa medievais. 3. ed. Lisboa: Ulisseia, 1998.
MOISES, Massaud (Org). A literatura portuguesa através dos textos. 25ª ed. São Paulo: Cultrix, 1997.
RECKERT, Stephen; MACEDO, Helder. Do cancioneiro de amigo. 3. ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 1996.
CLADINHO E BUCHECHA. Fico Assim sem você. Composição de Cacá Moraes e Abdullah. Gravada em 2002. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fico_Assim_ Sem_Voc%C3%AA
-----------------------------
TROVADORISMO PORTUGUES - Contexto sociohistórico e literário
O Trovadorismo representa a primeira manifestação literária portuguesa. Seu surgimento ocorreu no século XII, período em que Portugal começou a se estruturar como nação independente em meio ao sistema feudalista. Seu marco de origem é a “Cantiga da Ribeirinha”, escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189.
Os trovadores eram os artistas de origem nobre, que compunham e cantavam, com o acompanhamento de instrumentos musicais, as cantigas (poesias cantadas). Estas cantigas eram manuscritas e reunidas em livros, conhecidos como Cancioneiros.
O trovadorismo reflete o ambiente religioso e as relações de poder, típicos da Idade Média caracterizados pela visão teocêntrica de mundo e a servilidade do homem.
A Poesia trovadoresca pode ser dividida em dois gêneros: a Cantiga Lírica e a Cantiga Satírica. O gênero lírico se subdivide em duas categorias - cantigas de amigo e cantigas de amor, já o gênero satírico é compreende as Cantigas de Escárnio e Cantigas de Maldizer, conforme as características descritas abaixo:
Cantigas de amor: o trovador assume um eu-lírico
...