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Platão: idealismo, virtude e transcendência ética

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Por:   •  8/12/2014  •  Tese  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  791 Visualizações

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Platão: Idealismo, Virtude e Transcendência ÉticaAs premissas socráticas vêm se desembocando diretamente no pensamentoplatônico. A virtude era tida como um vicio existente em função da ignorância.O pensamento socrático une as suas influencias a egípcia, pitagórica e órfica,que se torna um pensamento peculiar, a preocupação filosófica platônica nãodecorre de uma vivencia direta e efetiva em meio às diretrizes humanas. Osistema filosófico platônico é decorrência dos pressupostos transcendentes apreexistência da alma, a existência das idéias e a subsistência da alma. Aprudência estava eleita como a melhor forma de vida teórica e servia comobase e tinha alma logística (cabeça), alma irascível (peito), alma apetitiva(Ventre a baixo) a parte logística diferencia o ser humano de outros seres, é tãomaravilhoso que o homem se iguala aos deuses, sua alma é capaz de refletir,de ter opinião, imagem que através dela o homem se julga semelhantes aosdeuses. Os ideais de Platão eram certos mesmo sabendo que havia algumasincertezas, mas a logística é capaz de uma comprovação concreta, ciênciaessa que dá a Platão a segurança que algo não muda.Virtude significa: ordem, controle, equilíbrio e proporcionalidade.O virtuosismo platônico dizia que a alma era dividida em três partes: cabeça(razão), busto (força) e do ventre para baixo (desejos humanos) que estavamsubmetidos a vontade humana.Desse modo haverá uma boa conduta utilizadaatravés da razão.Se as funções da alma humana forem utilizadas de maneira coerente poderáresultar em um equilíbrio da ordem e da coordenação das atividades humanas.Por tanto a mente do ser humano pode resultar na virtude, virtude é umaperfeiçoamento da capacidade humana de melhorar cada vez mais.

„‟ Virtude significa

controle, ordem, equilíbrio, proporcionalidade onde o homem

deixa seus desejos‟‟ de homem e passa a ser

comandada pela razão, a almaracional. O homem alcançara a harmonia quando dominar os seus desejos esentimentos, e começar a desfrutar dos prazeres espirituais e intelectuais.

„‟ A ética que deflui da alma, de modo que o todo se administre por forçaracional e não epitinética ou irascível. ‟‟

Vício: O vício é o oposto da virtude, se na virtude encontramos o equilíbriocom a alma racional, no vício reina o caos entre as partes da alma. No vício,

seria o reino do desgoverno, „‟ isso porque ora manda o peito, e suas ordens emandamentos são correntes incontroláveis (ódio, rancor, inveja, ganância...). „„,

ora manda a paixão ligada ao baixo ventre (sexualidade, gula).Por tanto o homem alcançaria a virtude quando deixasse os valores ligados aocorpo, e se preocupasse com os valores da alma racional. Platão se baseouem um dos principais ensinamentos de Sócrates. Sócrates falava que

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