Portfólio Unopar Semestre
Por: gmailggs • 17/10/2021 • Trabalho acadêmico • 2.045 Palavras (9 Páginas) • 178 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO EAD CONECTADO
CURSO LETRAS
Produção textual Interdiciplinar individual
[pic 3]
SANTA RITA - PB
2020
Produção textual Interdiciplinar individual
Trabalho interdisciplinar Apresentação sobre Educação de jovens e adultos (EJA) ao Curso de LETRAS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Metodologia Cientifica,Educação de jovens e adultos,Educação formal e não formal,Didática:Planejamento e avaliação ,práticas Pedagógicas,Gestão de sala de Aula.
Tutora eletrônica: Steffani Priscila Leo dos Santos Rocco
Tutora de sala:
[pic 4]
2020
Sumário
Sumário 2
INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FATORES SOCIAIS E HISTORICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. 4
2.2 FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 5
3. PROPOSTA DE TRABALHO DOCENTE 5
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
5. REFERENCIAS...............................................................................................................................................7
2
- INTRODUÇÃO
Com metas de ampliar os conhecimentos, no desenvolvimento histórico da educação no Brasil é notável o descaso ao se referir a importância dada pelas autoridades para efetivação das políticas públicas relacionadas ao (EJA) Educação de Jovens e Adultos.
Ao passarem as políticas vigentes observamos uma evolução no (EJA) porem distante do ideal, segundo o portal do ministério da Educação e o (IBGE),o analfabetismo esta em queda porém milhões de brasileiros com idade igual a 15 anos ou superior estão classificados como analfabetismo.
Ações como Brasil Alfabetizado no ano de 2003 pelo Presidente vigente, houve uma redução dos índices de analfabetismo.
Com um longo caminho de melhorias nas áreas referentes ao ( EJA).
3
- DESENVOLVIMENTO
EJA- Educação de Jovens e Adultos
O (EJA) se faz necessário é um novo olhar sob as atividades desenvolvidas,é necessário trabalhar da vida,experiências e vivencias do sabe que cada individuo para que essa seja devidamente “Alfabetizado” no sentido total da palavra,se tornando uma modalidade complexa porém possível.
- Fatores Sociais e Históricas da Educação de Jovens e Adultos no Brasil
Em tempos coloniais a educação se voltava para crianças especificamente ,logo a frente foram as inseridos os indígenas e adultos ou não. Mudando assim a cultura dos mesmo para agradar a coroa.
Com os anos seguintes a educação se destina a população mais abastada e bem colocadas socialmente direcionando para os filhos de colonizadores,excluindo negros e indígenas.
Em 1834 com a constituição cada província se tornou responsável pela educação dos jovens e adultos,como o total descaso sobre a educação os níveis de analfabetismo atingiu seu ápice no Brasil.
Já em 1881 entrando em ação a lei Saraiva em conjunto com a reforma de Leôncio de Carvalho restringindo o voto as pessoas alfabetizadas.
Ruim Barbosa em 1882 expressa que os analfabetos são o mesmo que crianças incapazes de pensar pro si ,causando uma onda de preconceitos e discriminação com a pessoa analfabeta.
Somente no século xx se iniciou uma mobilização social que pretende acabar com o analfabetismo os culpados pelos subdesenvolvimento do país .
Apenas em 1934 foi criado o plano nacional de educação ,previa o ensino obrigatório e gratuito para pessoas adultas.
Na década de quarenta a educação de jovens e adultos ,esteve em alta ,pois organizações mundiais estavam empenhadas na erradicação do analfabetismo.
Com a constituição de 1988 e a nova republica a primeira citação legal dos diretos dos cidadãos em que a escolarização na idade certa,as ações devem ser reforçadas com o passar dos anos,Porém ainda são milhões na idade de 15 anos ou mais que são classificados como analfabetos.
4
Função Social da Escola no processo de escolarização de jovens e adultos
A formação de indivíduos críticos e criativos que possam exercer plenamente a cidadania participando de processos de transformação e construção da realidade essa é a função social da escola.
Que vai além das capacidades intelectuais assim como as condições cognitivas e afetivas humanas e respeito as diferenças.
A escola dá oportunidade de inclusão e permanência de pessoas de jovens e adultos, permite reiniciar os estudos e conclusão do ensino fundamental e médio.
Proporciona o ensino inicial e continuando aos envolvidos valorizando as vivencias, experiências através do dialogo e da escuta para o aprendizado.
As contribuições de Paulo Freire para escolarização de jovens e adultos
Por volta da década de 1950 Paulo Freire reuniu experiências no campo da alfabetização de crianças e adultos que os trabalhos que vinham realizando eram inapropriados, se deu conta que os métodos usados para crianças eram os mesmos usados para alfabetizar. E criou um novo método para alfabetização de jovens e adultos.
...