Pratica Pedagogica
Exames: Pratica Pedagogica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 0923 • 2/3/2015 • 993 Palavras (4 Páginas) • 675 Visualizações
As pesquisas e as atividades serão iniciadas nesta quinzena e deverão ser construídas ao longo do período, individualmente.
A atividade de prática de ensino deve ser postada na forma de um trabalho acadêmico, portanto, deverá seguir as normas da ABNT.
Sabemos que muitas dúvidas irão surgir no decorrer do seu estágio, pensando nisso, desenvolvemos a ferramenta CENTRAL DE MENSAGENS, onde você poderá enviar suas dúvidas ao professor-tutor, para que ele possa então te auxiliar.
As atividades deverão ser finalizadas e postadas durante o período. A postagem da atividade em versão final deve ser realizada até aquarta quinzena em componentes especiais, no formato de Word, em anexo, contemplando todas as orientações sugeridas em seu material, no manual de Prática Pedagógica e nas Orientações de estudos, no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.
Atenção!
Construa um texto criativo, crítico e reflexivo. Lembre-se de que é inaceitável qualquer tipo de plágio.
Bons estudos!
3.1 Atividades
3.1.1 Atividade 1
Vamos, proceder ao estudo do documento que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), que pode ser encontrado no site do Ministério da Educação, no endereço http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_98.pdf.
Para facilitar a sua leitura e consequente compreensão do documento, preparamos uma orientação de leitura, a partir da elaboração de algumas questões.
De que maneira está organizada a Educação Básica e qual a proposta da
não terminalidade para essa etapa da escolaridade?
a) A que etapa da escolaridade se refere à obrigatoriedade de estudos e de que maneira a nação assegura a participação de todos os brasileiros nessa etapa?
b) Explique o que significa, na prática, o que apresenta o trecho “Ao valorizar a experiência extraescolar dos alunos e propor a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais, a LDB é consequente com os art. 205 e 206 da Constituição Federal, que baseiam o fim maior da educação no pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
c) Quais as implicações do princípio da flexibilidade, proposta na LDBEN 9394/96, na organização da educação do país?
d) Qual o significado prático da elaboração das diretrizes e não de programas prontos e fechados?
e) A descentralização de ações e a flexibilidade supõem responsabilidades compartilhadas em todos os níveis da educação. Justifique a afirmação descrita.
f) Qual a relação entre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as propostas pedagógicas das unidades de ensino do Brasil?
g) De que forma o MEC vai exercer sua função de regulação e controle, tendo em vista essa flexibilidade?
h) As Diretrizes Curriculares Nacionais “são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica, expressas pela Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, que orientarão as escolas brasileiras nos sistemas de ensino, na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas.” Quais são as sete diretrizes que deverão, assim, orientar as práticas educacionais no país?
i) Baseado nas afirmações da questão anterior, sintetize o que se propõe em cada uma dessas diretrizes.
3.1.2 Atividade 2
Para que você possa verificar tudo isso pessoalmente, faça uma leitura cuidadosa do documento das DCNEM, que apresentam o parecer do Conselho de Educação Básica (CEB), que também pode ser encontrado no site do MEC, no endereço: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ pceb15_98.pdf.
Em
...