Pratica de Ensino e Observacao UNIP
Por: Marquinhos Souza • 22/3/2017 • Projeto de pesquisa • 4.116 Palavras (17 Páginas) • 499 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS/PORTUGUÊS
PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:PO)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE TRABALHO: APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Aluno(s):
Diérica A. Dudek Kojo RA 1655606
Tatiana Rejane Leal Feitosa RA 1649250
Marcos A. J. C. Souza RA 1652473
POLO
UNIP Alphaville
2016
Aluno(s):
Diérica A. Dudek Kojo RA 1655606
Tatiana Rejane Leal Feitosa RA 1649250
Marcos A. J. C. Souza RA 1652473
PROJETO DE TRABALHO
APROVEITAMENTO: PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
TEMA: CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA
[pic 2]
POLO
UNIP Alphaville
2016
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
- OBJETIVOS............................................................................................................06
- OBJETIVO GERAL...........................................................................................06
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS.............................................................................06
- DESENVOLVIMENTO..........................................................................................06
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...........................................................................06
- PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.......................................................07
- Ambientes e Público-alvo......................................................................07
- Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos......................................08
- Propostas de Ação e Estratégias Didáticas..........................................08
- Tempo de duração do projeto e cronograma......................................09
- AVALIÇÃO.............................................................................................................15
- RESULTADOS ESPERADOS..........................................................................15
- CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................15
- REFERÊNCIAS.......................................................................................................16
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, uma das maiores preocupações da humanidade é a água. Hoje, segunda a ONU, 40% da população do planeta já sofre as consequências com a falta deste recurso, embora a água seja o recurso natural mais abundante, somente uma mínima parcela dela é propicia para consumo. A água é um dos recursos naturais mais importantes, se não o mais importante para a sobrevivência dos seres vivos na terra. Ela não só mata a sede de quem a têm, mas veste quem precisa, alimenta quem tem fome e está presente em muitos materiais e objetos que usamos, pois, muita água é utilizada na fabricação de aparelhos eletrônicos, vestimenta e etc... Porém, tal recurso enfrenta uma crise ameaçada pela escassez e muitas regiões – não só do Brasil – sofrem por não ter acesso a essa necessidade fisiológica.
O Brasil, embora seja privilegiado pela abundância de água doce encontrada hoje nos lençóis freáticos e nos grandes rios Brasileiros, sofreu uma terrível crise devido à falta de administração deste recurso. A crise do abastecimento de água já é uma realidade e os seus efeitos podem ser observados em todo o país tal como no Nordeste, onde a escassez é maior e por consequência, muitas famílias estão abandonando suas terras rumo as grandes cidades.
Segundo relatório mundial das nações unidas (ONU), até 2050, a agricultura – setor que mais utiliza água – deverá produzir 60% a mais que a produção atual, e ainda, estima-se que a demanda industrial por água deva crescer em mais de 400%. Ainda, de acordo com as estimativas do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar com sede em Washington é que um total de 4,8 bilhões de pessoas estarão em situação crítica em relação água.
Os estudos acima chamam atenção para a necessidade de estímulos de uso sustentável dos recursos naturais e melhor gestão deste recurso com a finalidade de prevenção de futuros desastres para isso, a população deve ser consciente em relação ao uso da água e as mais diversas maneiras sustentáveis de preservar esse bem.
Tão importante quanto a questão da água disponível é a sua qualidade, pois a destruição e poluição ambiental estão causando grandes impactos negativos, transformando boa parte da água doce disponível em imprópria para consumo.
Diante deste cenário torna-se fundamental a necessidade de promover a conscientização em relação ao consumo e preservação da água em um modo geral para os alunos do ensino médio do município de Itapevi, desenvolvendo uma visão mais sustentável e consciente no uso deste bem culturalmente desperdiçado e mal aproveitado em nosso Pais, estado e município. Onde a poluição exagerada de nossas águas e a falta de conscientização diante da crise d’água podem nos levar a um caminho sem volta.
Sendo assim, propomos os seguintes questionamentos: Quais são os efeitos do mau uso da água sobre a sociedade? Quais as consequências futuras em relação a má gestão da água? Quais os pequenos gestos que podemos fazer para mudar essa realidade?
Neste intuito, buscou-se elaborar uma atividade que pudesse contribuir com a aprendizagem significativa dos conteúdos apresentados em sala de aula, bem como, contribuir, de forma significativa, para um futuro sustentável. Para tanto, além dos temas transversais “Meio Ambiente”, “Ética” e “sustentabilidade social” os temas disciplinares “Geografia”, “Ciências Naturais” e “Artes” também serão inseridos no conteúdo para facilitar a introdução da realidade e melhor assimilação do conhecimento acadêmico ao conhecimento de mundo, pretendendo, assim, desenvolver uma visão global dos problemas que serão apresentados, bem como, desenvolver a consciência sobre o impacto de nossas ações para as futuras gerações.
...