Princípio de Arquimedes
Resenha: Princípio de Arquimedes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: well0022 • 3/4/2014 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 449 Visualizações
Uma caixa d’água possui um dispositivo que pode funcionar por gravidade ou com uma bomba, que extrai água da rua ou de outro reservatório (que pode também ser chamado cisterna), uma bóia (que regula o nível em determinada altura, nunca alto a ponto de transbordar, nem baixo a ponto de faltar água), uma saída na parte de baixo para o imóvel e outra saída, na parte de cima, o vertedouro, (chamado popularmente de ladrão), por onde sai o excesso para evitar o transbordamento.
O Princípio de Arquimedes foi enunciado pela primeira vez pelo sábio grego Arquimedes, e pode ser enunciado como:
"Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo."'
Se denotarmos por:
a massa do corpo imerso,
o volume do corpo imerso,
a densidade ou massa específica do fluido,
a aceleração da gravidade,
a força de impulsão.
O princípio de Arquimedes se resume a:
•
Como a força peso do corpo é dada pelo produto da massa pela aceleração da gravidade . Podemos enunciar o seguinte critério:
O corpo afunda,
o corpo fica em equilíbrio metaestável,
o corpo flutua.
Quando um corpo mais denso que um líquido é totalmente imerso nesse líquido, observamos que o valor do seu peso, dentro desse líquido, é aparentemente menor que no ar. A diferença entre o valor do peso real e do peso aparente corresponde à impulsão exercida pelo líquido:
• Peso Aparente = Peso real - Impulsão
Princípio de Pascal
...