Projeto Diversidae Cultural
Dissertações: Projeto Diversidae Cultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sinisia • 23/5/2014 • 716 Palavras (3 Páginas) • 639 Visualizações
Projeto Diversidade Cultural na Educação Infantil
Identificação da instituição; Centro Educacional Espaço Livre.
Carga horária; 8 horas (2 dias).
Quem se torna responsável em aplicar o Projeto; coordenadora Edilene Marinho.
Tema; Diversidade Cultural.
Introdução
A escola é um local formado por uma população com diversos grupos étnicos, com seus costumes e suas crenças, é o lugar em que todos os alunos devem ter as mesmas oportunidades, mas com estratégias de aprendizagens diferentes, esse foi o porquê da escolha desse tema o projeto vai trabalhar com diversidade cultural entre os alunos.
Para Vygotsky, “as crianças são o resultado de suas experiências e da troca com o outro”.
Para compreender seu desenvolvimento é preciso considerar o espaço em que elas vivem e a maneira que constroem significados.
Justificativa
O projeto Diversidade Cultural para pré-escola, propõe uma discussão não só com os pequeninos, mas também com toda a escola sobre identidade cultural destes e as varias culturas existentes em nosso pais no âmbito individual, social e coletivo, buscando entrelaçar as diversas linhas do conhecimento interdisciplinar em Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, etc.
O trabalho com Literatura Infantil, nos trás possibilidades de explorar varias habilidades e competências dessa faixa de idade. Sendo assim, com a opção da história Menina Bonita de Laço de Fita, pode-se explorar a heterogeneidade na e da escola, com o preconceito racial, buscando, as origens dos participantes, suas descendência, culturas em que estão inseridos, como: comidas típicas, costumes, danças, lendas e religião, não só do local, mas também global. Com isso, formar cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.
Objetivo Geral
Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, crescer e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.
Objetivos Específicos
-Estimular a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos críticos e éticos para a consciência étnico-racial;
-Promover a valorização cultural através da leitura e interpretação dos textos literários afro-brasileiros, refletindo sobre esse tema;
-Fomentar no educador, a postura, a ética, a educação e a construção de uma autoestima positiva;
Fundamentação Teórica
Vygotsky- sustenta que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. Essa teoria tem por base o desenvolvimento do individuo como resultado de um processo sócio histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada, histórico-social.
Nóvoa-(1997)-Afirma que a troca de experiência e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando.
Zambelli-Afirma para que se possa avaliar efetivamente se uma criança ou grupo desenvolve-se saudavelmente deve-se pensar em um ambiente que remete a desafios em situações de interatividade podendo ser feita de forma sistemática por todos os envolvidos no processo.
Metodologia
O papel do professor é de fundamental importância para a criança ao iniciar
...