Projeto Político Pedagogico
Artigos Científicos: Projeto Político Pedagogico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcos007 • 14/3/2015 • 2.402 Palavras (10 Páginas) • 352 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1AçõesComo é elaborado o PPP do colégio 5
2.1.1Participação dos professores no ppp e inclusão a alunos com necessidades especiais.......................................................................................................................7
2.1.1.1 Como é elaborado o PPP do colégio 9
3CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
O PPP é uma atividade coletiva que implica a participação e objetivos comuns, que depende, também de capacidades e responsabilidades individuais de uma ação coordenada e controlada.
O projeto em suas relações sociais supõe uma concepção ampla de educação, entendida como formação do cidadão ativo, apto a participar da sociedade de seu tempo.
Para a construção do PPP é necessário analisar as dificuldades de sua implantação como: cultura autoritária do ensino, ausência de recursos financeiros, desmotivação de professores e falta de uma infra-estrutura que favoreça a participação dos pais, no acompanhamento da educação.
O Projeto Politico-Pedagógico desempenha importante papel, porque ele deve refletir a organização do trabalho pedagógico da escola, e é necessário investigar a sua construção e aplicação nas unidades de ensino.
2 DESENVOLVIMENTO
É baseado na construção de parcerias com a comunidade que mostramos o êxito de qualquer projeto educacional que tem como meta o desenvolvimento da cidadania e a construção da identidade da escola. O PPP define a intencionalidade e as estratégias da escola. Porém, só poderá ser percebido dessa maneira, se assumir uma estratégia de gestão democrática, ou seja, se for baseado na coletividade
É através dos princípios democráticos apontados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 que podemos encontrar o aporte legal da escola na elaboração da sua proposta pedagógica. De acordo com os artigos 12, 13 e 14 da LDB, a escola tem autonomia para elaborar e executar sua proposta pedagógica, porém, deve contar com a participação dos profissionais da educação e dos conselhos ou equivalentes na sua elaboração.
O horário das aulas é das 07h00min ás 17h30minh, período manhã e tarde, a escola comporta em média 850 alunos, do 6° ao 9° ano, turmas A, B, C, D e E.
Em cada sala de aula há uma norma pendurada, pois cadaprofessor tem autonomia para tomar as atitudes nas salas, se o caso se torna mais alarmante é encaminhado à diretoria, solicita a apresentação dos pais, e se necessário envia para o Conselho Tutelar.
A escola trabalha com os projetos da Secretaria deEducação.incentivo à leitura, prevenção, cuidados com a água, dengue, trânsito, cidadania, valorizando, os alunos de forma ética responsável socialmente com gestão e qualidade.
A filosofia e a educação são duas áreas que se dialoga integralidade (total) com a educação que gera o conhecimento, mas cada um com seu devido papel. Ambas tem o projeto de formação humana com conhecimentos e ética tanto social como político, para forma um homem digno da sociedade que vivemos. Os alunos são agrupados na sua faixa etária a criança é abordada por meio de brincadeiras criações e recriação de papeis iniciando a construção de sua identidade. Os adolescentes apresentam situações significativas de aprendizagem para compreender, analisar e refletir exercendo o papel de forma de autonomia.
O aluno se torna um questionador, portador de direitos e deveres motivando a participação das atividades questionando e criticando.
Esses alunostêm o direito de ter uma formação que atenda as suas necessidades, sendo respeitada a sua individualidade, o seu conhecimento, seus valores e seu contexto sócio-cultural, tendo acesso ao conhecimento de mundo de maneira sistematizada.
Em cada um nós vemos a abordagens construtivista de Piaget (Representação simbólica),cognitivista estruturação organizada na mente como sensações de prazer,(aquisição habilidadesmotoras)comportamental alcançar o comportamento ideal de cada aluno(regras .ordens ,ações, acordo e avisos) e histórico cultural a capacidade de resolução de problemas formação e desenvolvimento intelectual.
A escola tem uma proposta educativa nos seus níveis intelectual afetivo, emocional e espiritual os conteúdos organizados conceituais fatos concretos e princípios expressões de valores (éticos valores dinâmicos da vida humana).Ações concretas (autonomia criatividade técnicas habilidade e estratégias).
2.1 Ações
- Ter reuniões com a comunidade a fim de verificar o aspecto positivo e negativo para organização das atividades escolares;
- Realização dos momentos cívicos semanalmente para entoação do hino nacional;
- Realização, pelos alunos com auxilio do professor de peças teatrais, danças contribuindo para o enriquecimento da cultura;
- Limpeza semanal do pátio da escola;
- Mutirão de limpeza no inicio do ano na escola;
- Disponibilização do prédio para realizações de encontros religiosos, cultos ecumênicos e reuniões;
- Festa de comemorações dos dias importantes na vida do aluno;
- Reuniões com pais e mestre abordando o assunto aluno e professor;
- Bazar, Grêmio estudantil, A.P.M e conselho de classe tudo que envolva abordagem pedagógica para atingir o aluno e sua comunidade;
- Realizações de palestras com Conselho Tutelar, psicólogos e pessoas da comunidade;
- Coleta de doações para entidades carentes;
- Eventos para obter recursos para passeios educativos para a família e escola juntas completam a formação do aluno.
Diagnosticar o problema e soluciona-lo fornecer dados para aperfeiçoar o processo de ensino. Dominar determinada tarefa de aprendizagem desenvolvendo competências usando o processo formativo.
Nível de aproveitamento estabelecido no termino da
...