Projeto Político Pedagogico Da Escola
Trabalho Escolar: Projeto Político Pedagogico Da Escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ikinci • 19/2/2015 • 731 Palavras (3 Páginas) • 509 Visualizações
TEMA:
Projeto Político Pedagógico.
TÍTULO:
Trabalho de Conclusão de Disciplina.
OBJETIVO:
Analisar a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), sob o ponto de vista de José Carlos Libâneo.
JUSTIFICATIVA:
Este trabalho se justifica pela importância de analisarmos a construção do Projeto Político Pedagógico sob o ponto de vista de José Carlos Libâneo, um dos mais importantes teóricos da educação brasileira.
INTRODUÇÃO:
O Projeto Político Pedagógico (PPP) foi definido por José Carlos Libâneo, como sendo o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar. Veremos então como Libâneo vê a construção do Projeto Político Pedagógico:
DESENVOLVIMENTO:
Segundo Libâneo, um dos objetivos políticos pedagógicos da escola deve ser a participação coletiva e coordenada dos professores e de todos os profissionais da escola. O projeto pedagógico é uma frente ampla dos educadores de uma escola dando a direção de sentido para atividade escolar em busca de uma pedagogia da emancipação. A formulação coletiva do projeto pedagógico tem a ver, portanto, com o valor formativo do ambiente de trabalho. Os profissionais quetrabalham na escola aprendem através da organização escolar. A organização escolar também aprende, mudando junto com seus profissionais. Consequentemente, os indivíduos e os grupos mudam, mudando o próprio contexto em que trabalham. Por outro lado, Libâneo afirma que existem riscos, pois as propostas neoliberais para a educação falam do projeto pedagógico como materialização da autonomia da escola e em muitos lugares o projeto pedagógico é uma forma de desobrigar o Estado de atender as escolas, deixando a responsabilidade aos professores, às famílias, à comunidade. No outro extremo, ainda, corre-se o risco de pulverizar objetivos e conteúdos, à medida que se restringe a um currículo local. Ele afirma ainda que tudo depende de uma concepção de projeto pedagógico bem segura, realista e sensata. O projeto tem, de fato, um conteúdo político forte seja à direita seja à esquerda. Autonomia absoluta é ilusão. O trabalho coletivo será bem representado no projeto pedagógico se as escolas derem conta de pensar junto e organizadamente: princípios comuns, objetivos comuns, sistema e práticas de gestão negociadas, unidade teórico-metodológica do grupo de professores, sistema explícito e transparente de avaliação do projeto.
Libâneo destaca em seu livro “Organização e Gestão da Escola”: A escola não pode sermais uma instituição isolada em si mesma, separada da realidade circundante, mas integrada numa comunidade que interage com a vida social mais ampla. Dessa forma, o autor afirma que na realidade concreta, todavia, surgem questões não desprezíveis referentes à possibilidade de síntese entre interesses e competências diversas, como é o caso da presença dos pais e estudantes em órgãos colegiados da escola. Nesse sentido não se pode ignorar que cada categoria de sujeitos componentes da organização escolar
...