Projeto de intervenção na escola: Entre na Roda
Projeto de pesquisa: Projeto de intervenção na escola: Entre na Roda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laluna_rodrigues • 18/2/2015 • Projeto de pesquisa • 987 Palavras (4 Páginas) • 344 Visualizações
Projeto de Intervenção na Escola: Entre na Roda
1 APRESENTAÇÃO
A escola é um espaço que proporciona a discussão e a formação do pensamento crítico, assim como é um ambiente essencial na formação da identidade de cada indivíduo. Tal fato, juntamente com as consequências da globalização e o acesso à internet, possibilita que os jovens recebam informações diversas em todo momento. Porém, para que tal interação seja positiva é essencial que haja primeiramente a reflexão pelos alunos e professores acerca de determinado tema e posteriormente exista o compartilhamento de ideias. Para que assim as informações sejam transformadas em conhecimentos partilhados.
Assim, apresenta-se o Projeto Entre na Roda, idealizado pelas alunas Leonilda Antônia Rodrigues e Laura Rodrigues Araújo, que será realizado em parceria com a Secretaria da Educação e o Secretário de Desenvolvimento Social de Patos de Minas, Cláudio Antônio Pacheco. A proposta é composta por eixos temáticos, dos quais os alunos das escolas municipais de Patos de Minas deverão ler a cada trimestre pelo menos 8 livros. Os temas de leitura serão voltados à cultura (teatro, dança, música, dentre outras formas artísticas), à economia e ao empreendedorismo, de modo que o meio no qual os alunos estarão articulando seus pensamentos seja atrativo para exposição, divulgação e interação cultural.
O primeiro eixo temático, por exemplo, a ser dado é teatro. Na sequência serão debatidas questões pertinentes ao tema à medida que o profissional capacitado (professor) achar melhor, podendo ser através de sorteio. Cada escola deverá oferecer um espaço adequado para os alunos se reunirem. Os encontros para realizar as discussões serão quinzenais e o eixo temático deverá ser divulgado aos alunos previamente, de forma que cheguem ao espaço com várias informações. O professor será o mediador dos encontros e deverá direcionar os debates de modo que os alunos consigam promover um maior intercâmbio ideias. Além disso, o mediador deverá concluir cada debate com um resumo dos principais pontos discutidos a fim de fixar o conteúdo proposto.
2 JUSTIFICATIVA
A leitura deve ser incentivada desde a infância, visto que é de extrema importância para a aprendizagem do indivíduo e por meio dela é possível enriquecer o vocabulário, obter conhecimento, melhorar o raciocínio e ampliar a interpretação. Assim, independente se a escola é particular ou pública deve fomentar o hábito da leitura, pois dessa forma a sociedade passa a construir um pensamento mais crítico e consequentemente começa a questionar. Além disso, com a leitura dúvidas na grafia das palavras vão sendo solucionadas na medida em que se lê, sendo uma forma de fixação da ortografia.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Promover encontros de reflexão e conhecimento com os professores e os alunos sobre temas essenciais na formação do pensamento crítico.
3.2 Objetivos específicos
• Refletir sobre a importância das interações cooperativas na escola;
• Promover o contato das crianças e dos jovens da rede de ensino municipal de Patos de Minas com diferentes referências bibliográficas;
• Estimular o pensamento crítico e social através de debates, sobre a importância da leitura e das artes como ferramentas de transformação social.
• Fomentar a leitura visando melhorias na ortografia dos alunos.
4 PÚBLICO-ALVO
O público-alvo do projeto são os alunos do Ensino Fundamental (1° ao 9° ano) das escolas municipais de Patos de Minas-MG, sendo este o período da formação básica do cidadão. Conforme o artigo 32º da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) é necessário que durante esses anos exista desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
5 INTERVENÇÃO
5.1 Recursos
...