Proposta De Melhoria Da Qualidade De Vida Da Comunidade De Vila Verde
Casos: Proposta De Melhoria Da Qualidade De Vida Da Comunidade De Vila Verde. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cintia.afonso • 4/11/2014 • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 597 Visualizações
Introdução
O projeto tem por objetivo contemplar as disciplinas de Fundamentos Filosóficos da Educação Psicologia da Educação.
O desafio consiste na utilização da Zooterapia(Terapia Assistida por Animais)para fins terapêuticos aplicados em escolas ,a fim de minimizar problemas comportamentais e aprendizagem.Esta Terapia vem promovendo melhorias significativas nas pessoas e no ambiente que convive.
Na psicologia pode-se verificar inúmeras contribuições como nas mudanças comportamentais,afetivas,sentimentais, sociais e na qualidade de vida.
Passo1 - Perfil da turma/ características gerais
Nome da Escola:Novo Horizonte.
Ano ou série:5ºano/6°série
Número de alunos:30 Meninos:15 Meninas:15
Descrição do perfil da turma: Na sala de aula há 30alunos,sendo15 meninos e 15 meninas,a faixa etária dos alunos é de 10 à 11 anos de idade.
Contendo um educador e um auxiliar;
A uma excelente organização,onde o educador organiza a sala de acordo com o comportamento e necessidade da turma;
Sala onde contém dois casos de inclusão,onde são atendidos por uma psicopedagoga,que vá até á escola,pelo menos duas vezes por semana;
Regras são bem aceitas pelos alunos,como:vestimentos(uniformes)de acordo com o recomendado pela direção;
Pais participativos,tanto em reuniões como em organizações de eventos (festas)juntamente com a coordenação pedagógica.
Em relação a aprendizagem, a sala tem obtido bom aproveitamento no conteúdo fornecido pelo educador.
Passo 2 - Análise de problema comportamental
Nome do Aluno (1):Joaquim Idade:10anos
Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais:
O aluno demonstra transtornos psíquicos,onde se isola em um determinado lugar,tem dificuldades em manter amizades com pessoas da mesma idade,teve queda no rendimento escolar,pois tem mostrado comportamento de rebeldia,agressividade e irritabilidade.
Nome do Aluno (2):Ana Idade:11anos
Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais:
Mantem-se isolada da turma,pouca participação em sala de aula,demonstra certos transtornos como fobia e muita ansiedade onde atrapalha seu aprendizado.
Passo 3 - Análise de problema de aprendizagem
Nome do Aluno (1):Joaquim Idade:10anos
Descrição Detalhada dos Problemas de Aprendizagem:
O aluno é desatento nas aulas,não consegue realizar tarefas e se distrai com facilidade.
Dificuldade em controlar seus impulsos,principalmente em situações que exijam segmentos de regras e reflexões sobre consequências futuras
Não permanece sentado em sala de aula.
Por estas razões o aluno está apresentando sintomas deTDAH(transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade),onde precisa ser acompanhado por equipe multidisciplinar.
Passo 4 - Implementação do Projeto
1 – Definição do(s) animal (is) com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos. Cão de raça labrador,cujo nome Nik é treinado desde os primeiros meses de vida,é um animal dócil,inteligente,e muito interativo.
2 – Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar. Primeiramente é fundamental que o ambiente seje organizado de forma que todos participem das atividades,colocando carteias em forma de círculo,onde é uma boa maneira do aluno hiperativo ter participação,onde promove situações de aproximações entre o aluno e a turma.Demonstração de carinho e confiança com o animal é essencial para obter bons resultados,já que o aluno vai poder interagir com ele. Pois a presença do animal vai fazer com que o aluno se sinta mais compreendido e menos solitário.
3 – Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.
Acreditando neste tipo de Terapia Assistida com o cão,e tendo total apoio tanto no âmbito familiar como da parte de coordenadores pedagógicos,será possível a inclusão total do aluno Joaquim e da aluna Ana em sala de aula, pois vão aprender aos poucos a interagir e a socializar com os demais alunos,para isso professores terão que também se especializar mais sobre o assunto,para transmitir maior segurança.
4 – Definição das estratégias de acompanhamento e avaliação. Será reservado à cada dois dias da semana,uma visita do animal juntamente com uma psicopedagoga para estar avaliando os progressos que os alunos estão tendo através da terapia.Onde terá uma ficha contendo passo á passo de suas atitudes e comportamentos tanto no ambiente escolar como familiar.Avaliando se com a ligação amigavél que teve com o cão diminuiu suas dificuldades tanto no aprendizado como no convívio social.
5
...