Quais os desafios que vocês encontram com as crianças de 6 anos
Por: Giovanna Lins • 1/4/2016 • Relatório de pesquisa • 447 Palavras (2 Páginas) • 279 Visualizações
- Quais os desafios que vocês encontram com as crianças de 6 anos?
R: Quando ocorreu a transição das crianças de 6 anos deixarem de cursar em escolas de educação infantil para as de fundamental, vivemos uma série de questionamentos. Um deles era o fato de que sabíamos que crianças com 7 anos estavam preparadas, no que tange a maturidade para aprendizagem do ler e escrever. E as de 6? Achávamos que era muito cedo para introduzi-las ao mundo do ensino formal da leitura e da escrita. Outro ponto foi o fato de termos construído um currículo que dava conta dos 4 primeiros anos do Ensino Fundamental. Agora, teríamos 5 anos. Nossas discussões giravam em torno de decidirmos quais objetos e conteúdos fariam parte desta nova série que tinha características de desenvolvimento diferente da clientela que recebíamos ate então. Bom, ao longo destes anos fomos construindo planos e ações para darmos conta desta recente demanda. Ao final de cada ano, em nossas reuniões pedagógicas, fomos avaliando os pontos positivos e aqueles que mereciam melhor discussão e mudanças. Estas discussões ocorrem em nível de unidade escolar. Ainda não temos um documento oficial, próprio da prefeitura para nos apoiarmos. Temos tomado como parâmetro da proposta do PNAIC. E, hoje, sabemos que crianças com 6 anos, da nossa atual sociedade é muito capaz de ser alfabetizada.
- Como você acompanha a execução da proposta junto aos professores e alunos?
R: Acompanho o plano de ação dos professores, atividades dos alunos, portfólios, o planejamento semanal, fichas de atendimento e os objetivos anuais e trimestrais, observando sempre se os mesmos condizem com o trabalho proposto para estes alunos, nesta faixa etária.
3) Como foi construída a proposta curricular para criança de 6 anos? O que está proposta privilegia para criança de 6 anos?
R: Através de formações para professores, orientações curriculares do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação da PMSBC. Formações para gestores, orientadores pedagógicos da rede Municipal de São Bernardo do Campo, buscando compreender os especificadores para o trabalho pedagógico com esta faixa etária, desenvolvendo atividades voltadas para o letramento e alfabetização, procurando priorizar também o brincar, o cuidar e o movimentar.
Entrevista com a professora:
- Como você avalia uma criança através do brincar?
R: Quando as crianças brincam, podemos observar:
- Como cada uma se comporta quando precisam dividir espaço, brinquedos. Este momento é possível notar quem lidera o grupo, quem tem dificuldades para seguir o combinado entre eles, quem é autônomo, quem depende do outro para entrar na brincadeira, etc.
- Também é possível notar quem tem “ciúmes” e não quer que o outro brinque com seu amigo.
- Há crianças que não gostam de dividir o brinquedo.
- Um ou outro não se socializa; ficam sozinhos;
...