Questões Sociais Abrangidas No Brasil
Trabalho Universitário: Questões Sociais Abrangidas No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pgabss • 15/5/2014 • 267 Palavras (2 Páginas) • 590 Visualizações
Originando-se na Europa Ocidental do século XIX, desde a industrialização devido aos conflitos entre as classes capitalistas e proletariado em que a maioria dos proletários viviam em condições subumanas privados de qualquer direitos sociais. Decorrente a desigualdade social crescente e o empobrecimento das classes operarias.
A expressão “questão social”, tem um histórico recente, começou a ser utilizada na terceira década do século XIX, surge para nomear o fenômeno do pauperismo. A pauperização da população trabalhadora é o resultado do capitalismo industrial e crescia da mesma maneira que aumentava a produção, Neto (2001 p.42).
A revolução Industrial deu inicio ao processo de industrialização e urbanização, passando a receber um grande contingente de população que vinha do campo e outras regiões em busca de emprego e uma melhor qualidade de vida. As cidades, por sua vez não estavam preparadas para um crescimento rápido. Por isso, deparou-se com as questões sociais abrangentes.
Ainda que a classe trabalhadora sofresse devido à condição social, estava consciente que isso era resultante de tal exploração, o que levou a contestação da mesma.
Inicialmente as propostas eram vinculadas a desigualdade social, buscando auxiliar a classe operaria por meio de projetos e apelar a mudanças nas questões políticas. Assim, tentando suprir as necessidades e reivindicações e diminuir as expressões da questão social.
Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho
torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade. Iamamoto (1999, p. 27)
...