REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS E AO TEXTO SELECIONADO
Por: eliafialho • 9/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.596 Palavras (11 Páginas) • 3.210 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS
PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA: (PE:ID)
POSTAGEM 3: EXAME (ATIVIDADE I + ATIVIDADE II)
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS E AO TEXTO SELECIONADO
ELIANA ROCHA DE LIMA – RA: 1675433
POLO: BELORIZONTE III
2016
SUMÁRIO
- REFLEXOES REFERENTES AOS 13 TEXTOS.
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio
1.2 O fax do Nirso
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
1.4 Uma pescaria inesquecível
1.5 A Folha Amassada
1.6 A lição dos gansos
1.7 Assembleia na carpintaria
1.8 Colheres de cabo comprido
1.9 Faça parte dos 5%
1.10 O homem e o mundo
1.11 Professores reflexivos
1.12 Um sonho impossível
1.13 Pipocas da vida
2. TEXTO SELECIONADO: Os macacos e as bananas
3. REFLEXÕES SOBRE O TEXTO SELECIONADO
4. REFERÊNCIAS TEXTUAIS
1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio
A educação é uma palavra de sentido amplo, pois em um mundo de com uma diversidade de civilizações não podemos fácil e unicamente conceituá-la. Fazer parte de uma cultura é compreender suas formas de educar, aceitando também que existem outros conceitos, outros modelos apenas diferentes, mas não equivocados.
Ser uma pessoa educada em nosso mundo é ser uma pessoa inteligente no pensar com uma mentalidade aberta para compreender tais diferenças. No texto “aprender com o índio” isso fica claro quando o chefe da tribo recusa-se a mandar uns de seus jovens às escola do norte, pois essa educação não é interessante aos costumes indígenas. Porém valorizadas e não menos importante a outros.
1.2 O fax do Nirso
A educação é a base para tudo, com peculiaridades pendendo da sociedade em que se vive. Não que essa educação seja somente o que se vê na teoria em sala de aula, regras e fórmulas, mas também a que se trás do seu próprio ser, do meio em que vivemos.
Muitas vezes uma pessoa que não teve oportunidades de conquistar o tão sonhado diploma, mas por experiência de vida, seu próprio intelecto e sua habilidade prática, consegue desempenhar perfeitamente uma função, muitas vezes até melhor do que muitos profissionais formados cheios somente de teoria.
Não é por isso que a educação escolar deve ser deixada de lado, ela é uma etapa importante para a formação de um indivíduo em nossa sociedade. É uma forma de aproveitar o talento ao um nível intelectual mais elevado.
1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)
Será que um fato narrado por alguém é realmente ou unicamente verídico? Ou apenas expressa a opinião quem o narrou, impondo assim seus próprios interesses?
Certamente há varias versões para uma determinada história. Tudo depende do posto de vista de cada um, do meio em que se vive e de suas próprias razões. Sobretudo, devemos questionar o que acontece em nossa volta, até mesmo para não nos deixar enganar com o que é imposto pela sociedade.
Na escola, o professor, além de ensinar, deve incentivar seus alunos a serem críticos, de uma forma que eles não simplesmente aceitem o quem vem escrito nos livros, mas que reflitam de forma crítica ao que é imposto.
1.4 Uma pescaria inesquecível
O que é a ética? Ética é integridade, é honestidade, independentemente se “leva vantagem”. Ela deveria fazer parte da educação na escola como disciplina obrigatória. E principalmente deveria ser praticada no ambiente familiar, que é a base da educação que se leva para a vida toda.
Na famosa frase, a chamada “lei de Gerson”, ficou subentendido que há intenção de se levar vantagem em tudo, independente das consequências, o que vai de encontro com os princípios da ética.
Claramente a situação exposta no texto é um exemplo de ética, contrário à lei de Gerson. Pois mesmo que não houvesse mais ninguém presente no lago, o pai fez questão de demonstrar honestidade na competição, sem levar vantagem. Sendo também um exemplo de como ela deve ser ensinada no ambiente familiar.
1.5 A Folha Amassada
Assim como um líder, um educador deve ter uma consciência lapidada, a fim de saber lidar com as diversas situações que poderá enfrentar de modo que venha a tomar decisões que possam refletir positivamente sobre aqueles que estão sob sua responsabilidade no ambiente escolar.
No texto, a atitude que o professor tomou para ajudar o aluno com problema de comportamento foi muito sábia, pois ele não precisou ser ríspido, nem autoritário, mas usou uma didática prática utilizando uma simples folha de papel amassada para conscientizá-lo e tocá-lo sobre sua atitude.
1.6 A lição dos gansos
Em um grupo, independentemente se for na família, na escola ou no trabalho, cada um de nós tem um objetivo a cumprir e é nosso dever desempenhá-lo da melhor forma visando o sucesso mútuo.
Temos funções importantes nele, independente se somos líderes ou liderados. Um grupo que tem o mesmo objetivo e apoio uns do outros que dele fazem parte, certamente o alcançará.
Por exemplo, no ambiente escolar um educador deve desenvolver seu trabalho em prol dos seus alunos para que eles consigam obter e manter um foco e chegar ao objetivo comum da escola que é a formação intelecto social do indivíduo.
...