RELATÓRIO A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO
Por: andressambs • 14/5/2019 • Relatório de pesquisa • 577 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO
Ensinar a importância do respeito à diversidade é fundamental em um ambiente escolar. É importante deixar claro desde os primeiros anos escolares que todos são iguais. A importância se remete a partir do momento em que o ser humano tem consciência dos diferentes tipos de cultura espalhado no mundo. A atual sociedade tem passado por transformações em seus vários aspectos, político, econômico, religioso, familiar e principalmente o aspecto cultural. Bem como no interior de uma mesma sociedade e, que nas salas de aulas não é diferente. A diversidade cultural visa de uma forma inteligente nos remete a respeitar aquilo que para nós nos parece estranho ou diferente.
No contexto da prática docente o professor precisa ter a multivisão dos sujeitos, que não são iguais na sala de aula. Seja a nível cultural ou cognitivo. E a própria visão humanística que o professor precisa ter em sala de aula que deve estar acima do profissional. Pois estamos vivendo em um mundo de constante evolução, mundo no qual a busca pelo crescimento esta sempre em foco. Este crescimento se deve ao acumulo de informações que abrange ou aprimoram o conhecimento já existente em cada sujeito e sociedade, através da comunicação e de um trabalho conjunto entre os mesmos, ou seja, da diversidade cultural. “Dai a proposta de novas formas de educar, enxergando o aluno não só como uma folha em branco que esta esperando para ser escrita, mas que, todavia, já traz consigo suas historias, anseios e modo de vida própria e somente a escola poderá se adequar às necessidades das praticas escolares justamente às características de cada estudante.”
Por isto, é importante que o educador no conviver com os desafios saiba administrar com criatividade as incertezas do cotidiano. O professor como mediador na escola é peça imprescindível na construção do processo de comunicação e escolarização de cada turma, e toda a complexidade de relações que se da no ambiente educativo.
O educador, ao desempenhar seu compromisso com a educação precisa perceber seu papel na qualidade e na promoção de sucesso e da felicidade primeiramente sua consequentemente de toda escola. Buscando a transformação das informações em reais trocas de conhecimentos e tornando os úteis, com uso e função efetivos na resolução dos desafios do cotidiano. O processo de educação é intenso e dinâmico. Por isto, é preciso estar preparado e ter amor em sua profissão, respeito, ética, determinação e esperança.
A mudança tão esperada falada em nossa sociedade só se dará quando nós professores assumirmos nosso papel nesse processo, fazendo com que nossos alunos entendam que conviver com as diferenças é possível. Ser diferente não é definitivamente ser inferior. Desse modo estaremos dando a real possibilidade da contribuição na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, em que o individuo seja respeitado por aquilo que ele é, e não por aquilo que a sociedade queria que ele fosse independente da diversidade cultural/territorial na qual esta inserida.
[pic 1]
Aparecida Batista da Silva Lima
Letras – 7° Período
Síntese
Morrinhos – GO
2019
[pic 2]
Aparecida Batista da Silva Lima
Letras – 7° Período
Síntese
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Inglesa do 7° Período do Curso de Letras, campus UEG Morrinhos, sob orientação da Professora: Eva Sandra.
Morrinhos – GO
2019
REFERÊNCIAS
ARROYO, Miguel G. Educação Popular, saúde, equidade e justiça social. Cadernos Cedes. Campinas, vol.79, p. 401-416, set-dez. 2009.
Cadernos da Fucamp, v.15, n.23, p. 129-142/2016.
...