RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
Por: Renner Souza • 7/4/2016 • Trabalho acadêmico • 4.679 Palavras (19 Páginas) • 340 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE LETRAS
VANESSA BATISTA DE SOUZA SAMPAIO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
OBRIGATÓRIO I
Ipirá-Ba
2014
VANESSA BATISTA DE SOUZA SAMPAIO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR
OBRIGATÓRIO I
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório I apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o 4º Semestre. Disciplina Estagio Curricular Obrigatório Professora Juliana Fogaça Sanches Simm. Tutora de Sala Magda Fernandes.
Tutor eletrônico: Maria Lucia de Andrade Bueno
Turma: 2014/2 – Noturno – 4º Semestre
Unidade: Ipirá- Ba
Ipirá-Ba
2014
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...................................................................................... 03
2.ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I .......................................... 03
2.1.ATIVIDADE1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO ...................................... 04
2.2.ATIVIDADE 2- LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS..................... . 05
2.3.ATIVIDADE 3- A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA ................................. 07
2.4.ATIVIDADE 4- ANÁLISE DA REALIDADE ESCOLAR......................... 09
2.5.ATIVIDADE 5- ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE......... 10
2.6.ATIVIDADE 6- OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE PORTUGUÊS........... 12
3.CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................... 21
REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS ................................................................. 22
1.INTRODUÇÃO
Neste relatório, serão apresentados as atividades do Estágio Curricular Obrigatório I do curso de Letras da Unopar. As atividades desenvolvidas no decorrer do estágio foram: observação das aulas e prática de docência; analise, critica, a situação de ensino/ aprendizagem da linguagem da lígua portuguesa no Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. Este relatório tem a finalidade de registrar as experiências vividas no seu decorrer. Como a apresentação na instituição, o reconhecimento da organização da escola, o ambiente escolar, o espaço físico, funcionamento e a rotina escolar.
O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador. E tem finalidade de registrar as experiências durante a observação na sala de aula.
2. ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
2.1-ATIVIDADE 1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
O presente relatório é resultado do trabalho de observação realizado na Escola Municipal Albina Cunha Oliveira, localizada na Rua Eustáquio Cerqueira, s/n Bairro Jaguarão no Município de Ipirá- Bahia. Escola pública e municipal, O Diretor- Leandro Oliveira Filho, Vice-diretora- Claudine Miranda e Coordenação Pedagógica – Sonia S. A da Silva são a equipe gestora da instituição. A escola funciona de no período matutino e vespertino atendendo as modalidades de ensino no nível fundamental do 6º a 9º.
A Escola Municipal Albina Cunha Oliveira foi fundada em 28 de março de 1978 e recebeu esse nome em homenagem a uma senhora que se destacava por sua bondade e, que também, era mãe do prefeito da época, o Sr. Jurandy Cunha Oliveira. A Escola Municipal Albina Cunha Oliveira,hoje popularmente conhecida como EMACO preencheu uma grande lacuna existente no ensino desta cidade, favorecendo o ingresso de grande número de alunos carentes, sobretudo, daqueles que moravam no bairro Jaguarão e Morro da Alegria.
A clientela atendida abriga as mais diversas crenças que vão desde as famílias evangélicas até as que se consideram sem religião. A maior parte dos alunos são moradores do bairro Morro da Alegria e bairro Jaguarão, que a maioria das vezes são de famílias humuildes. Dentro desse quadro, estudar, para uns, torna-se a única forma de escapar desse ambiente - e, para outros, uma atividade de rotina, desvinculada das finalidades que nos levam - direção, coordenação e docentes – à tarefa diária de oferecer-lhes as melhores condições possíveis de educação e inserção no ambiente social.
2.2- ATIVIDADE 2- LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
Percebemos que a sociedade poem em parte a culpa da má educação e aponta as falhas no processo de ensino brasileiro, na figura do professor (e/ou da escola como um todo). Os problemas da educação são problemas políticos, sociais e culturais. São vários os fatores que levam o aluno a um déficit de aprendizagem. A falta
...