RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
Por: Andreia Pena • 22/5/2022 • Trabalho acadêmico • 1.214 Palavras (5 Páginas) • 814 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LETRAS – PRESIDENTE FIGUEIREDO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
PRESIDENTE FIGUERIEDO -AM
2022
ANDREIA DA SILVA PENA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO
Relatório apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado II – Ensino Médio, com orientação da professora Monique Emanuelle Oliveira Queiroz.
PRESIDENTE FIGUEIREDO
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DIAGNÓSTICO DA ESCOLA (SEGUNDO O ÍNDICE DO IDEB)
3. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE
- MÉTODOS E TÉCNICAS QUE PODEM SER UTILIZADOS EM SALA DE AULA
- O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO
1º ano (novo Ensino Médio)
2º ano e 3º ano (continuam no novo Ensino Médio)
- REGÊNCIA: PRÁXIS DOCENTE
(como foi planejada, desenvolvida, etc.)
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
CURSO DE LETRAS – PRESIDENTE FIGUEIREDO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
1´INTRODUÇÃO
O estágio como ato educativo escolar supervisionado II, visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante.
Através do Estágio Supervisionado observamos as diferentes dinâmicas de ensino e aprendizagem dentro de uma escola. Onde colocamos em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso de Letras contemplando um aprendizado e aperfeiçoando conhecimentos da profissão escolhida.
Este Estágio Supervisionado foi realizado do dia 05 à 28 de Abril de 2022, na Escola Estadual Maria Calderaro, essa escola foi escolhida por ser uma escola de boas referências pela qualidade em educação. o Estágio Supervisionado II foram nas turmas 1, 2 e 3 série ano do ensino médio.
O Estágio Supervisionado é uma ferramenta de suma importância nos propiciou instrumentos de preparação para podermos nos aprofundar e formular objetivos que ainda não sintetizávamos. Foi através desta experiência que vivenciamos a realidade que iremos enfrentar nas escolas.
2. DIAGNÓSTICO DA ESCOLA (SEGUNDO O ÍNDICE DO IDEB) = FICHA DAS ESCOLAS
ESCOLA: ESTADUAL MARIA CALDERARO município Presidente Figueiredo
São 795 alunos matriculados, nenhum aluno em tempo integral, existe 24 turmas 2 turmas multimídias, na escola existe 45 salas, funcionando nos três turnos.
A escola é composta por 29 professores, 4 Auxiliares, monitores, no momento sem tradutores de Libras.
Modalidades/ Etapas oferecidas-Anos Finais do Ensino Fundamental; Ensino Médio; EJA
PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
12 Alunos incluídos, Sala de recursos multifuncionais, não tem Banheiro adequado a alunos com deficiência, possuem Vias de circulação interna recurso de acessibilidade
Escola com Docentes com formação continuada em Educação Especial, Docentes com formação continuada em Educação Indígena e Docentes com formação continuada em Relações Etnorracial.
INFRAESTRUTURA BÁSICA
Água consumida pelos alunos-Potável, Abastecimento de água-Rede Pública Abastecimento de energia elétrica-Rede Pública, Esgoto sanitário-Fossa, Banheiro, não tem Banheiro adequado à educação infantil
Local de funcionamento da escola-Salas em outra escola; Prédio escolar.
ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS E EQUIPAMENTOS
Na escola temos Biblioteca, internet, Banda larga, Computadores para uso dos alunos, Pátio coberto, Auditório, quadra de esportes descoberta e Área verde. Não existe sala de leitura, Laboratório de ciências, Laboratório de informática,
Pátio descoberto, Quadra de esportes coberta e parque infantil.
ORGANIZAÇÃO
Existe 795 alunos por computador, Internet para uso administrativo, Usa espaços e equipamentos do entorno escolar, a escola não oferece atividades complementares, Compartilha espaços para atividades de integração com a comunidade, Sala de professores, Sala de secretaria, Sala de diretoria, Almoxarifado, Refeitório e Destinação do lixo-Serviço de Coleta
Uma das principais dificuldades durante esse processo foi a adaptação ao novo cenário on-line das aulas dificuldades que foram encontradas para o preenchimento dos relatórios e do plano de estágio.
3. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE
Começamos o estágio supervisionado no dia 5 de Abril fomos acolhidas e bem recepcionadas pela gestora, corpo pedagógico, administrativos, professores e alunos da 1 à 3 série do ensino médio.
Através do Estágio Supervisionado observamos na instituição as atividades realizadas, sua estrutura física e seu funcionamento onde foi possível averiguarmos que a mesma mantém uma organização de qualidade como resultado de trabalho.
Verificamos uma grande ordenação nesta instituição, a começar da abertura de seus portões que possui horários de entrada diferenciados para os alunos. Às 07h15m da manhã os portões são abertos para os alunos do Ensino Fundamental l e ll e às 7h 30m para os alunos da Educação Infantil e todos sem exceção devem obedecer a seu respectivo horário, o não cumprimento dos deveres acarretará ao aluno medidas disciplinares como advertência.
Os intervalos entre os lanches também são diferenciados distribuídos em três horários, 08h40m Educação Infantil, às 9h Ensino Fundamental l e às 9h40m Ensino Fundamental ll, certos de poderem manter a ordem e proporcionar condições para o desenvolvimento das habilidades individuais respeitando cada faixa etária.
...