RELATORIO DE ESTAGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: jenifer147 • 9/6/2015 • Relatório de pesquisa • 4.359 Palavras (18 Páginas) • 899 Visualizações
[pic 1]
JENIFER DE SOUZA QUEIROZ ALMEIDA – RA 424134
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL
PILAR DO SUL DO SUL – SP
2015
[pic 2]
JENIFER DE SOUZA QUEIROZ ALMEIDA – RA 424134
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de estágio apresentado ao curso de Pedagogia do centro de Educação a distância-CEAD da universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da displina de Estágio Supervisionado Ensino Fundamental.
PILAR DO SUL DO SUL – SP
2015
[pic 3]
SUMÁRIO
Ficha de Identificação do aluno...................................................................
Introdução...................................................................................................
Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental
1 – Observação e interação na Escola.......................................................
2 – Entrevista com o responsável pelo processo ensino – aprendizagem na Escola
3 – Plano de Aula.......................................................................................
4 – Regência..............................................................................................
Considerações Finais.................................................................................
Referências Bibliográficas..............................................................................................
[pic 4]
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: Jenifer de Souza Queiroz Almeida
RA: 424134
Curso: Pedagogia
Semestre: 5°
Ano: 2015
Início do estágio: 24/04/2015
Termino do Estágio: 11/05/2015
INTRODUÇÃO
Ao deparo com o ambiente escolar na modalidade do Ensino Fundamental nota-se uma série de distinções quanto as demais modalidades de Ensino, porém alguns pontos são relativamente semelhantes como, a importância do planejamento e como é feita a avaliação dos alunos na sala de aula. O estágio supervisionado II: Anos iniciais do Ensino Fundamental desempenha um papel importante no processo de formação do futuro pedagogo e são organizadas por etapas a serem desenvolvidas no cotidiano escolar.
As respectivas etapas são divididas em observação, participação e regência e serão desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr Narcizo José, localizada na Rua Genaro Samarco Nº 491 Bairro: Jd. Nova Pilar, será realizado no período de Abril a Maio de 2015 com carga horária de 100 horas. Através do estágio o acadêmico consegue verificar a realidade e a rotina na sala de aula, é o momento onde tem a oportunidade de desenvolver tudo que aprendeu no curso de Pedagogia e obter noções de como proceder na prática quando estiver em regência e em seguida em exercício da profissão.
Através do estágio é provável avaliar a realidade escolar que norteiam a educação, e analisar cada etapa do estágio compreendendo que contribuirão para fundamentar as experiências do acadêmico de Pedagogia. O acadêmico tem algumas experiências que são fundamentais para seu desenvolvimento, como a vivencia na sala de aula, contato com o professor titular da sala, contato com os alunos, com o corpo docente e pedagógico da escola, sem falar da interação entre os acadêmicos e futuros profissionais em elaboração e execução de projetos, atividades em grupo, troca de experiências e afins.
Assim é possível obter as primeiras noções de observação adquirindo a prática através da participação que é a troca de conhecimento com o docente da área de trabalho já formado, e a regência que permite que o acadêmico desenvolva suas habilidades, competências, é a ação de conduzir a turma por um determinado período e absorver a realidade do profissional, isso proporciona ao estagiário ver o que pode fazer para resolver certas situações problemáticas na sala de aula com os alunos, ou ainda o que não deve de maneira alguma fazer.
O estágio supervisionado realizado com alunos do Ensino Fundamental tem um valor inestimável, pois proporciona ao acadêmico desenvolver suas habilidades, competências e técnicas de ensino através da prática escolar, afinal, durante cada etapa do estágio, os acadêmicos são orientados a desenvolver um trabalho de maneira que tragam para si o melhor aprendizado para ser colocado em prática no exercício da sua profissão como pedagogo.
Tudo que foi desenvolvido no curso de Pedagogia, os fundamentos teóricos, as pesquisas de campo, os projetos, todas as disciplinas curriculares necessárias na formação do docente passam por um conflito onde se chocam os conhecimentos teóricos com a prática vivenciada na sala de aula. Somente estagiando o acadêmico percebe qual será a realidade escolar que em breve será seu campo de trabalho, pois só assim o acadêmico adquire experiência no cotidiano da sala de aula e troca conhecimentos com seus futuros colegas de trabalho, pois é por meio dessa experiência de aprendizagem que se pode perceber e organizar a sua adaptação no meio educacional.
Cada etapa do estágio é fundamental, pois aperfeiçoa seu conhecimento teórico e prático com suas particularidades e só um objetivo: envolver o os acadêmicos no processo de reflexão a serem apresentados na sala de aula, ou seja, refletir sua metodologia e transmitir o conhecimento de forma coerente e respeitando a diversidade do educando e a realidade escolar do aluno com um único fim: uma aprendizagem de qualidade.
CONSIDERAÇÕES GERAIS - ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PEDAGOGIA -2015
MODELO DE OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ESCOLA
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: E.M.E.F.T.I.”DR NARCIZO JOSÉ” NOME DO PROFESSOR (A): JANAINA RABELLO RAIMUNDO ROSA SÉRIE/ANO: 2° A | |
OBSERVAÇÃO E REGISTRO DOS DADOS OBTIDOS |
( ) individualmente, sendo um atrás do outro. ( ) em grupos ( ) em duplas ( ) em trios (X) em outra formação INDIVIDUAL
( ) jogos (X) livros didáticos ( ) vídeos ( ) calculadoras (X ) lousa e giz ( ) mapas, gráficos... ( ) livros paradidáticos ( ) outros recursos. ________________________
( ) números e sistemas de numeração ( ) espaço e forma ( ) grandezas e medidas (X) tratamento da informação
( ) partiu do conhecimento dos alunos ( ) foi organizada de forma hierarquizada (ex: números menores primeiro). ( ) baseou-se apenas em reprodução de exercícios. ( ) foi realizada oralmente pelo professor, que apresentou definições, propôs exercícios com modelos para fixação e em seguida fez as correções. ( X) foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas.
( ) ele atuou como mediador, ao confrontar as hipóteses dos alunos e questioná-los. ( ) ele atuou como organizador e consultou, na medida em que selecionou problemas que permitiram a construção de conceitos/procedimentos pelos alunos, fornecendo-lhes informações e apoio necessários. ( X) ele é um incentivador, já que estimulou a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas. ( ) tem conhecimento do Projeto Pedagógico da escola ( ) tem apoio para atendimento aos alunos com deficiência
(X) demonstraram interesse. ( ) realizaram com facilidade as atividades propostas. ( ) cooperaram entre si. (X) respeitaram o professor. ( ) apresentaram dificuldades para realizar as atividades. ( ) estavam desmotivados. ( ) com deficiência recebem o mesmo tratamento que os demais. ( ) demonstraram outro comportamento/atitude.
( X) foi realizada pelo professor. ( ) foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo). ( ) houve observação pelo professor. ( ) ocorreu outra forma de avaliação. ( ) não ocorreu avaliação.
( X) preocupação com a prevenção de acidentes ( X) acessibilidade para alunos com deficiência ( ) salas de recursos multifuncionais ( ) atendimento multidisciplinar ( X) limpeza ( ) poluição sonora ( ) poluição visual
Reflexão pessoal. Escrever os pontos positivos observados e o que poderia ser melhorado para o desenvolvimento da aula. Uns dos maiores ênfase na escola é a organização, sendo assim sempre terá uma melhoria continua. |
...