RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL
Por: tutufinha • 12/8/2015 • Relatório de pesquisa • 6.039 Palavras (25 Páginas) • 958 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
RAFAELA FURTADO BONFANTI RU: 968927
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL
.
CANOAS
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL
UNINTER
RAFAELA FURTADO BONFANTI RU: 968927
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio
Supervisionado Ensino
Fundamental
Apresentados à UTA –
Historicidade Fase 1
Licenciatura em Pedagogia
Tutora: Michele,
CANOAS
2014
Sumário
INTRODUÇÃO1
CAMPO DE ESTÁGIO: OBSERVAÇÃO2
2.1. Caracterização da Escola.2
2.2 Concepção Pedagógica da Instituição Estagiada 4
2.3 Relatos da observação da prática docente na sala de 2º ano do Ensino
Fundamental5
Plano de aula11
CONSIDERAÇÕES FINAIS14
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 16
1. INTRODUÇÃO [pic 1]
O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia. O objetivo desse estágio é que você analise o processo de ensino, observando, planejando ações a serem desenvolvidas com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e participando delas. Tem como finalidade, também, a reflexão sobre a prática pedagógica observada, a partir do que podem ser extraídas problematizações, as quais constituirão iniciação á pesquisa e ao ensino, desenvolvendo, assim, a atitude investigativa imprescindível ao educador contemporâneo. O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.
O relatório que segue resulta das visitas realizadas ao Colégio Estadual Marechal Rondon, localizada na Cidade de Canoas-RS, as observações aconteceram nos dias 01/09, 03/09, 04/09, 05/09, 08/09, 09/09, 10/09, 11/09, e 12/09/2014 cujo objetivo foi o de observar à prática docente na turma do 2º ano do Ensino Fundamental, colocando a estagiária frente às situações vividas em sala, compreendendo a forma como estão sendo desenvolvidas e sua relação com o contexto, bem como resgatar os conhecimentos das construções das práticas educativas.
No decorrer do estágio foram realizadas entrevistas, leituras e observações que permitiram a construção do relatório. As conclusões que ora apresentadas se constituem das análises críticas e construtivas das vivências de aprendizagem e o redimensionamento da ação pedagógica na sala do Ensino Fundamental I.
2. CAMPO DE ESTÁGIO: OBSERVAÇÃO[pic 2]
Por meio da observação, podemos refletir sobre e vislumbrar futuras ações pedagógicas, visto que, o estágio oferece um momento privilegiado em que o estudante aprende e vai aprendendo com a realidade escolar. “Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas”.
Assim, durante o Estágio Supervisionado, foi observado o cotidiano do fazer pedagógico de uma escola estadual, tendo a oportunidade de realizar a diagnose/caracterização da instituição, investigando o seu contexto educativo, culminando com a elaboração do relatório de observação.
O estágio no ensino fundamental tem como foco a ação docente e possibilita que você tenha contato direto com a realidade escolar para conhecer as especificidades do trabalho pedagógico relativas a essa etapa de ensino. O objetivo desse estágio é que o estagiário analise o processo de ensino, observando, planejando ações a serem desenvolvidas com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental e participando delas. Tem como finalidade, também, a reflexão sobre a prática pedagógica observada, a partir do que podem ser extraídas problematizações, as quais constituirão iniciação á pesquisa e ao ensino, desenvolvendo, assim, a atitude investigativa imprescindível ao educador contemporâneo. Pretende-se, finalmente, que como decorrência do processo de observação e análise critica, sejam possíveis à proposição e a realização de propostas de intervenção relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem e adequadas à instituição em que o estágio se desenvolve.
...