RESGATANDO LENDAS FOLCLÓRICAS DO PIAUÍ: PESQUISA, LEITURA E DRAMATIZAÇÃO EM SALA DE AULA
Por: Jaime Monteiro • 1/12/2022 • Projeto de pesquisa • 833 Palavras (4 Páginas) • 117 Visualizações
[pic 1]Centro Universitário de Maringá - Unicesumar
[pic 2]
PROJETO DE ENSINO
RESGATANDO LENDAS FOLCLÓRICAS DO PIAUÍ:
PESQUISA, LEITURA E DRAMATIZAÇÃO EM SALA DE AULA.
Jaime Antônio Monteiro de Sousa Neto
Introdução
O Piauí é um Estado brasileiro riquíssimo em diversidade cultural. No entanto, com o advento da pós-modernidade e da revolução tecnológica, essas raízes estão cada vez mais se perdendo enquanto identidades culturais regionais. Portanto, essas consequências trazem ameaças eminentes de que a cultura piauiense seja destruída de forma irremediável (COSTA, 2020; FREITAS, 2020).
O atual Projeto de Ensino possui como foco o resgate de lendas folclóricas do Piauí, junto aos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Teresina. Para tal finalidade, será estimulado a pesquisa, a leitura e, posteriormente, uma breve dramatização sobre os assuntos pesquisados.
Justificativa
Infelizmente, existe um olhar fragmentado diante do cenário nacional de respeitar o Piauí, enquanto um Estado que faz parte do Brasil. Muitas vezes, o Piauí é visto como um Estado sem expressividade, história e, sem identidade. No entanto, na maioria das vezes, os próprios piauienses desconhecem a sua própria história.
Segundo Hall (2004), o modo de vida acelerado das pessoas rompe com as identidades culturais das mais variadas formas identitárias; como por exemplo o gênero, a sexualidade, a etnia e a nacionalidade, que supriam consistências identificação aos seres humanos sociais.
Nesse enquadramento, o projeto pretende problematizar a importância do sentimento de pertencimento a uma identidade cultural na formação de futuros cidadãos, trazendo uma reflexão sobre o resgate, o conhecimento e a preservação da cultura piauiense.
O papel da educação é estimular o resgate e a recuperação de valores culturais perdidos através de procedimentos que propiciem aos educandos o conhecimento e o enaltecimento das manifestações culturais do seu Estado (COSTA, 2020; FREITAS, 2020).
Objetivos
- Despertar o gosto pela pesquisa e leitura, estimulando o potencial cognitivo e criativo dos alunos;
- Diversificar o repertório de leituras;
- Promover um sentimento de identificação e pertencimento com a própria cultura regional;
- Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação, através da dramatização.
Metodologia
Na primeira semana do projeto, a turma será reunida e o professor explicará toda a dinâmica do projeto para que a turma se divida em grupos. Além disso, serão apresentadas, através de sorteio, as lendas folclóricas do Piauí para que cada grupo saiba o que irá pesquisar, ler e dramatizar. Os temas (lendas folclóricas) são os seguintes:
- Cabeça de Cuia (Teresina);
- Barba Ruiva (Parnaguá);
- Carneirinho de Ouro (Campo Maior e Oeiras);
- Pé de Pato (Amarante);
- Montador de Cachorro pro Inferno (Pedro II);
- Pé de Garrafa (matas e florestas do Piauí);
- Gritador (Parnaíba);
- Baleia Adormecida (Valença do Piauí e Aroazes);
- A velha de um peito só (Oeiras);
- Peba João (Picos);
- Vaqueiro da Pedra do Castelo (Castelo do Piauí).
Na segunda semana, será feito um levantamento e revisão com cada grupo sobre os materiais coletados sobre os temas. A orientação é que os alunos busquem informações nas mais variadas fontes de informações, tais como: sites da internet, bibliotecas, livros, Museu do Piauí, com pessoas ou familiares, etc.
Na terceira semana, os alunos irão decidir sobre quais personagens irão representar, roteirizar e ensaiar a apresentação do seu grupo. Ou seja, os grupos irão decidir e assumir o papel de cada um dentro do seu grupo de trabalho.
...