RESUMO-ATIVIDADE, O CONCEITO DE ERRO EN LÍNGUA
Por: Laís S. Santos • 30/3/2020 • Trabalho acadêmico • 292 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
Síntese-comunidades tribais: Educação difusa
A pré-história teve uma educação difusa , marcada pela tradição oral dos mitos e ritos da vida tribal, onde não havia escrita e nem registros de acontecimentos.
Essas tribos definiam regime de propriedade coletiva do trabalho e dos meios de produção, sendo tudo de todos. A sua organização social , baseia-se em uma estrutura que mantém homogênea as relações, sem a dominação do seguimento sobre o outro. Assim , o exercício do poder é ocupado pelo chefe guerreiro que obtém a confiança e o respeito dos demais, sendo porta-voz da comunidade com a missão de apaziguar qualquer conflito entre os indivíduos , apelando para o bom senso e tradição.
Nas sociedades tribais as crianças aprendem para a vida e por meio da vida imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias. Os adultos demonstram paciência e respeitam o seu ritmo próprio sem castigos.
A formação é integral, pois abrange todo o saber da tribo.
Universal, porque todos podem ter acesso ao saber.
No conhecimento mítico os relatos aprendidos não são propriamente histórico, onde ocorrem ritos de passagem , como o nascimento e a morrer ou ainda a iniciação a vida adulta.
Nas sociedades primitivas era comum a tortura no ritual de iniciação, para analisar a capacidade de resistência dos Jovens, marcando o seu corpo a proclamar segurança e o seu pertencimento ao grupo.
A escrita surge com a necessidade da administração dos negócios, e enquanto nas tribos a organização social era homogênea , foram criadas hierarquias devido a privilégios de classes, e as terras de uso comum passaram a ser administradas pelo estado.
Finalmente o saber, antes aberto a todos, tornou-se patrimônio e privilégio da classe dominante. Nesse momento surge a necessidades da escola, para que apenas alguns iniciados tivessem acesso ao conhecimento.
...