TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DE POLICARPO QUARESMA

Trabalho Escolar: RESUMO DE POLICARPO QUARESMA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  2.074 Palavras (9 Páginas)  •  1.767 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo do livro: Triste Fim de Policarpo Quaresma

Parte I

Capitulo I: A Lição do Violão.

Era de costume para toda a vizinhança que ás quatro e quinze da tarde, o Major Policarpo Quaresma, bate-se em casa; sem atraso há mais de trinta anos. Ele trabalhava no Arsenal de Guerra, onde era subsecretário, o Major tinha muito gosto pela leitura principalmente se está fosse sobre a sua Pátria.

As visitas não eram frequentes há casa de Quaresma, e os vizinhos estranharam quando Ricardo Coração dos Outros começou a ir lá frequentemente; mais o que ninguém sabia era que Coração dos Outros o ensinaria tocar violão.

Em uma desta visitas, que eram sempre após a chegada de Quaresma, Ismênia filha do General Albernaz, e sua mãe vieram ali pedir há Coração dos Outros, que viesse tocar em seu casamento com Cavalcânti.

Capitulo II: Reformas Radicais.

O Major tinha muito orgulho em falar das riquezas e maravilhas de sua pátria, quando ficava em casa, lia muitos livros, revistas e publicações que dissertavam o Brasil. No quintal de casa cultivava frutas, e dava maior espaço as brasileiras; quem ás cuidava era o negro Anastácio que morava as fundos da casa de Quaresma. Albernaz que o visitava comfrequência conhecia bem o amor do Major, resolvendo assim organizar uma festa tipicamente do norte, para comemorar oaniversário da praça, a ideia deixou Quaresma encantado; assim os dois tomaram o bonde e foram atrás de uma antiga lavadeira, tia Maria Rita, uma negra que sabia muitas cantigas, porém ela lamentou não lembrar de nenhuma.

Encontrando Cavalcânti, ele os levou até um negro que ensino á eles o ‘’ Tangolomango’’, Quaresma depois de passar mal com a falta de ar que há máscara lhe causará; tomou gosto em estudar os Tupinambás. Um domingo, batera-lhe há porta, ao abrir desandou a chorar desesperadamente; a irmã viera depressa junto com Anastácio, as visitas eram o compadre Vicente, a filha Olga e Dona Adelaide, eles ficaram surpresocom o comportamento ‘’tupinambá’’ de Quaresma, o padrinho e a afilhada conversavam até a chegada de Coração dos Outros, estes que até discutiram deixando-a assustada, o assunto como sempre era a pátria amada de Quaresma.

Capitulo III: A Notícia do Genelício.

Passado alguns anos de espera, agora sim Ismênia respondia com prazer que iria se casar, suas irmãs: Quinota, Zizi, Lalá, e Vivi estavam muito entusiasmada. As mães ensinavam ás filhas que na vida tudo se resumia em: casar, Albernaz fez e deu de tudo para que o casamento da filha saísse, chegando o grande dia Ismênia estava um tanto desanimada e esforçava-se para parecer feliz.

Muitas pessoas importantes vieram ao casamento, as moças estavam tão animadas que pareciam a noiva; os homens discutiam e jogavam cartas. Todos reconheciam a Cavalcântios parabéns pelo enfim termino do curso de dentista, em meio a música e as conversas Genelício namorado de Quinota não tardou a chegar ; logo juntou-se aos homens contando de seus negócios, e contou também sobre que o Major Quaresma estava ficando doido, pois havia mandado um ofício em tu pipara o ministro, o doutor Florêncio que conhecia-o lembro de que Quaresma tinha muitos livros e que não era novidade a loucura. Ali todos concordavam que pessoas sem formação alguma

como o Major não deviam possuir livros, voltando ao jogo de cartas, Cavalcânti se postou ao lado do piano com Zizi, aonde iria recitar.

Capitulo IV: Desastrosas Conseqüências de um Requerimento.

A carta em tu pi mandada por Quaresma transformou a sua vida, muitos dos que riram apoiaram a criação de uma nova língua que traduzisse melhor as riquezas o tu pi-guarani passava agora a ser uma língua oficial. Os jornais deram ate caricaturas a Quaresma, que dispensava a fama, e muitas vezes se incomodava com os comentários e as gozações que os jornais e as pessoas na rua lhe faziam. A sua fama despertou raiva, e falsidade dos seus colegas de trabalho; todos afirmavam que Quaresma estava ficando doido.

O compadre leu o jornal, mas não entendeu, e Olga o explicou deixando o pai assustado. Em meio a tanta confusão de papeis e ofícios junto com outros empregados, Quaresma estava passando o requerimento a limpo, e alguém o levou até o Coronel que sem ler o assinou, a confusão foi tanta que Quaresma foi-se embora, humilhado pelas palavras de seu superior.

Capitulo V: O Bibelot.

Olga, que gosta muito do padrinho, foi junto ao pai visita-lo como sempre faziam; ela sempre tentando entender os motivos do Major, com sua inteligência e curiosidade ela reparava em cada detalhe do hospício onde Quaresma estava há alguns meses. Sua fisionomia havia mudado, esta mais magro e debilitado mais nos últimos tempos estava melhorando.

O bonde que Olga e Coleoni pegavam, trazia visitantes aos loucos, muitos se sequer olharem entre si; talvez pela vergonha de estar naquele lugar, que a afilhada julgou calmo, quieto que lhe dava medo. Pensava no pobre padrinho, que ficara ali sozinho naquele lindo dia que fazia.

Depois da vista, os dois voltaram e apreciaram a bela paisagem da cidade ate a casa do Major, lá estava a irmã Adelaide e Ricardo, ele estava com os papéis da aposentadoriaque esta tentando conseguir para Quaresma, fizeram algumas perguntas sobre a saúde e a lucidez do Major, e Olga pediu como Ismênia estava depois do abandono que Cavalcânti o fizera. Era época de carnaval, e tudo que a moça queria era que ele voltasse ou pelo menos lhe mandasse uma carta; mais nada, a mãe dizia que ela tinha que arrumar outro e para de pensar na volta dele.

Parte II

Capitulo I: No Sossego.

Depois de seis meses internado, Quaresma volta há sua casa; a afilhada o aconselhou dizendo que a compra de um sitio o faria bem. Um daqueles sítios que cultivasse frutos, e lhe produzisse comida sempre fora o sonho do Major, e logo animou-se novamente, vendeu a casa e comprou um sitio chamado ‘’Sossego’’, o nome é bem atribuído; o lugar era calmo, sereno que ele não demorou a se acostumar.

Agora Quaresma era um homem do campo, ele e Anastácio capinavam no sol, e logo comprou equipamentos que lhe ajudaria a cuidar da sua terra. Anastácio, o ensinava como usar a enxada e ficava surpreso com os equipamentos comprados que ele nunca virá antes. Depois de um dia de trabalho, estava o Major descansando quando

Anastácio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com