TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO LIVRO “O QUE É LEITURA”

Por:   •  5/9/2021  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO DO LIVRO “O QUE É LEITURA”

O livro revela alguns temas relacionados a leitura. A leitura é a forma como se interpreta um conjunto de informações presentes em um livro, uma revista ou uma notícia de jornal. Mas vai além disso. Segundo a autora esse processo inicia antes das palavras escritas. Isso ocorre porque tudo o que está ao nosso redor pode ser lido, seja um filme, uma música, um objeto, um olhar. É uma questão de interpretação. Por isso a alfabetização pode vir depois.

Maria Helena afirma, com base nas ideias de Paulo Freire, que é possível aprender a ler sozinho. A pessoa aprende com o amadurecimento, embora ocorra na convivência com os outros e com o mundo. Para ela, a leitura sozinha é insuficiente. É necessário relacioná-la com a experiência individual e com outros assuntos sociais, culturais, reais e imaginários em que está inserido para evitar a alienação, ou seja, que compreenda o todo e não apenas as partes.

Como algumas pessoas não possuem estes estímulos, a escrita e leitura passa a não ter sentidos pois não conseguem compreender o que lê. Esse é o perigo de se tornarem massa de manobra. Segundo a autora, a classe rica usa o conhecimento para o controle social, não permitindo que as classes sociais menos favorecidas desenvolvam um pensamento crítico que a leitura promove. Por isso, devem lutar para dominar a leitura como forma de libertação individual e coletiva.

Em relação ao sistema de ensino, a autora faz duras críticas ao modelo embasado no decoreba, que impede que os alunos tenham capacidade para fazer uma leitura crítica do mundo e se posicione.

Ainda segundo a autora, o livro didático, por sua vez, não passa de “manuais da ignorância” e que não estimulam o gosto pela leitura, pois são elaborados a partir de uma visão conservadora, que estão repletos de falsas verdades e a serviço de ideologias autoritárias.

No capítulo referente ao “o ato de ler e os sentidos, as emoções e a razão”, a autora estabelece as ligações do indivíduo no ato de ler, abordando os níveis básicos de leitura, que segundo ela, pode ser dividida em três níveis: o sensorial, o emocional e o racional.

Conforme Maria Helena, leitura sensorial é aquela que vai definindo o que o leitor gosta ou não, mesmo inconscientemente. Esse tipo de leitura começa muito cedo e acompanha o leitor pelo resto da vida. Já a leitura emocional lida com os sentimentos, provoca sensações no leitor seja prazer ou aversão, o leitor passa a identificar-se no que diz o livro. Por último, a leitura racional, essa é restrita aos intelectuais que reservam o direito de colocar as normas na nossa leitura e guardam para si o privilégio da criação.

Enfim, ao ler a obra, percebe-se que não existe nenhuma fórmula mágica para aprender a gostar de ler. Para a leitura se tornar cada vez mais gratificante, cada leitor precisa criar suas próprias condições. Por outro lado, o leitor não pode esquecer que, ler ajuda a desenvolver a imaginação, potencializa a interpretação de fatos, estimula a memória e o raciocínio, desenvolve a capacidade de argumentação e fundamenta o saber. Os que amam a leitura se tornam críticos do mundo em que vivem e se preparam para enfrentar e se posicionar diante de qualquer situação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (32.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com