REVISOR DE TEXTOS
Por: Marcia Sanches • 19/8/2015 • Projeto de pesquisa • 914 Palavras (4 Páginas) • 360 Visualizações
O REVISOR DE TEXTOS
[pic 1]
Atua na correção e revisão (gramatical, ortográfica e estrutural) de todo tipo de texto, inclusive de material didático e pedagógico.
Sabia que
Artistas como Chico César e Tom Cavalcante e jornalistas como Salete Lemos e Roberto Marinho, além de escritores como Machado de Assis, Ferreira Gular, Graciliano Ramos, Luís Fernando Veríssimo e Marina Colasanti foram revisores? [pic 2]
Machado de Assis em 1858, no Rio de Janeiro, trabalhou na Livraria Paula Brito, como revisor e colaborador da revista Marmota Fluminense.
Graciliano Ramos em 1915 trabalhou como revisor de provas tipográficas nos jornais cariocas "Correio da Manhã", "A Tarde" e "O Século".
Luís Fernando Verissimo, jornalista. Iniciou sua carreira no jornal Zero Hora, em Porto Alegre, em fins de 1966, onde começou como copidesque.
ALGUMAS DICAS
[pic 3]
Livros
Coelho Neto, Aristides. Além da Revisão, Ed. Senac –DF, 2008
Malta, Luiz. Manual do Revisor, Ed. WVC, 2000.
Oliveira Pinto, Ildete. Manual de Preparação e Revisão, Ed. Ática, 1993.
Site de Livros
Biblioteca Mindlin na USP
http://www.bbm.usp.br/ (Cerca de 3.000 títulos da BBM estão disponíveis para livre acesso).
Acesso 02 jun. 2015, 15:21:23.
Blog Laboratório textual – Disponível em http://arevisaodetextos.blogspot.com.br/2009/09/livro-sobre-revisao-3.html Acesso em 02 jun. 2015, 23:50:03.
Cursos
Espaço Scortecci – Escola do Escritor
Disponível em http://www.escoladoescritor.com.br/ - Acesso 02 jun. 2015, 15:38:42.
A VISÃO DE PROFISSIONAIS
[pic 4]
Entrevista com Revisoras da Universidade Cruzeiro do Sul de São Paulo, Professora Gislene T. R. Delgado de Carvalho e Professora Elizabeth Cury.
- Saber gramática basta para ser um bom revisor?
Prof. Gislene:
Não basta saber gramática. Além de conhecer gramática e sintaxe, mesmo em tempos de internet, é preciso dominar conteúdos relativos à pontuação, à acentuação e à ortografia: procurar orientações da ABNT em diversas situações, como por exemplo, para o uso de estrangeirismos e para as especificidades das diversas áreas do conhecimento e, ainda, o revisor precisa ter noção sobre composição e tipologia textual.
Prof. Elizabeth Cury:
Saber gramática não basta, mas é fundamental. Aplicar os conhecimentos de variação linguística, observando as situações de fala é outro ponto fundamental, para que as escolhas sejam adequadas. Observar a coesão – que não deixa de ser gramática - e a coerência também é indispensável.
- Quais os principais obstáculos a serem superados pelo revisor iniciante?
Prof. Gislene:
Para revisar um texto é preciso muita atenção. A revisão precisa ser feita com calma e cuidado. Muitas vezes, é necessário reler o texto várias vezes. É preciso observar as normas da língua e o profissional que faz a revisão precisa ser ético. Consultar sempre bons dicionários e boas gramáticas.
Prof. Elizabeth Cury:
Eu não diria obstáculos, eu diria perigos: não enxergar certos aspectos por inexperiência mesmo. O que é essencial é consultar dicionários, gramáticas e outras fontes, a qualquer dúvida. Não entregar um trabalho considerado revisado, se o próprio revisor ainda tem dúvida.
- O que define um revisor de textos profissional?
Prof. Gislene:
Competência, seriedade, atenção, ética. Cumprir prazos é essencial.
Prof. Elizabeth Cury:
Creio que é a responsabilidade do que está assumindo, levando em consideração, no mínimo, os aspectos já aqui elencados.
- A função do revisor de texto estaria ameaçada a longo prazo pelos corretores ortográficos?
Prof. Gislene:
Não. O corretor ortográfico, como o próprio nome o diz, corrige ortografia, pode assinalar alguma questão de pontuação ou construção linguística indevida ou que pode ser melhorada. No entanto, é o revisor, isto é, esse profissional atento e obcecado não apenas pelas correções, mas, sobretudo pela clareza e pela perfeição do texto que continuará cuidando para que a mensagem chegue integralmente ao receptor.
Prof. Elizabeth Cury:
Creio que quando houver toda essa potência nos corretores ortográficos haverá necessidade de quem os programe e esse deverá ter toda essa carga de conhecimentos. Creio também que sempre haverá a necessidade do fator humano.
Onde trabalha e quanto cobra?
Em editoras, universidades, jornais, revistas, indústrias farmacêuticas, empresas de comunicação e demais órgãos públicos e privados ligados à produção e veiculação de todo e qualquer tipo de texto.
A remuneração média gira em torno de R$ 2.000,00 mensais e na área médica/farmacêutica, R$ 5.000,00 mensais.
...