Realismo
Seminário: Realismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KrilMun • 3/11/2014 • Seminário • 1.105 Palavras (5 Páginas) • 304 Visualizações
CONTEXTO HISTÓRICO
- Surgiu a partir da segunda metade do século XIX.
- As idéias do Liberalismo e Democracia ganham mais espaço.
- As ciências evoluem e os métodos de experimentação e observação da realidade passam a ser vistos como os únicos capazes de explicar o mundo físico.
- Em 1870, iniciam-se os primeiros sintomas da agitação cultural, sobretudo nas academias de Recife, SP, Bahia e RJ, devido aos seus contatos freqüentes com as grandes cidades européias.
- Houve também uma transformação no aspecto social com o surgimento da população urbana, a desigualdade econômica e o aparecimento do proletariado.
O Realismo iniciou-se na França, em 1857, com a publicação de “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert.
No Brasil foi em 1881, com “Memórias Póstumas da Brás Cubas” de Machado de Assis e “O Mulato” de Aluísio Azevedo.
CARACTERÍSTICAS DO REALISMO
OBJETIVISMO E IMPESSOALIDADE
BUSCA DA VEROSSIMILHANÇA:OBRAS DAO IMPRESSAO DE VERDADE TOTAL
BUSCA DA PERFEIÇAO FORMAL
PESSIMISMO-OS VALORES BURGUESSES E AS CRENÇAS RELIGIOSAS SOFREM UM PROCESSO DE COMPLETO DESCREDITO
RACIONALISMO-CUJA TRADUÇAO È TANTO A ANALISE PSICOLOGICA COMO ANALISE SOCIAL
OPOSIÇAO AO IDEALISMO ROMANTICO
NARRATIVA MINUSSIOSA(COM MUITOS DETALHES)
LINGUAGEM CULTA E DIRETA
AUTORES:
Machado de Assis com “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (1881); “Quincas Borba”, “Dom Casmurro”, “Esaú e Jacó” e “Memorial de Aires”.
Aluisio de Azevedo - O Cortiço e O Mulato
Características das obras de machado:
Linguagem acadêmica,tempo e espaço comtemporaneos do autor,personagens vivos,tipo humanos comuns,desfechos inesperados,narrativa circular,metalinguagem(narrador direge-se ao leitor fazendo comentários e etc..),intertextualidade(referencia a outros textos e autores),visão pessimista,critica a burguesia,analise psicológica(preferencial é a masculina),parasitismo social,ambiguidade feminina
NATURALISMO
O naturalismo é uma ramificação do Realismo e uma das suas principais características é a retratação da sociedade de uma forma bem objetiva.
Os naturalistas abordam a existência humana de forma materialista. O homem é encarado como produto biológico passando a agir de acordo com seus instintos, chegando a ser comparado com os animais (zoomorfização).
Segundo o Naturalismo, o homem é desprovido do livre-arbítrio, ou seja, o homem é uma máquina guiada por vários fatores: leis físicas e químicas, hereditariedade e meio social, além de estar sempre à mercê de forças que nem sempre consegue controlar. Para os naturalistas, o homem é um brinquedo nas mãos do destino e deve ser estudado cientificamente.
CARACTERÍSTICAS
cientificismo- A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências.
-determinismo
-amoralismo
- Descrições minuciosas e linguagem simples
- Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público.
-- Forte influência do evolucionismo de Charles Darwin;
- Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, era uma forma de tentar reformar a sociedade.
TODAS AS CARACTERISCAS DO REALISMO-exceto a analise psicologica
PESRSONAGENS PATOLOGICOS-personagens doentios,bêbados,histéricos,maníacos...
PRINCIPAIS AUTORES
Aluísio Azevedo
Com a publicação de O Mulato (1881), Aluísio Azevedo consagrou-se como um escritor naturalista. A publicação dessa obra marca o início do Naturalismo brasileiro.
O livro (que não é a nossa obra naturalista mais marcante) causou impacto na sociedade, principalmente entre o clero e a alta sociedade de São Luís do Maranhão.
O Mulato aborda temas como o puritanismo sexual, o anticlericalismo e o racismo.
Em 1890, o Naturalismo atinge o seu ápice com a publicação de O cortiço (obra repleta de personagens marginalizados).
Inglês de Souza
Em 1891, Inglês de Souza publicou O Missionário, obra que aborda a influência do meio sobre o individuo.
Características das obras de aluisio de Azevedo:são as caracteriscas naturalistas
Adolfo Caminha
Publicou as obras A Normalista, em 1892 e O bom crioulo, em 1895 que falam sobre desvios sexuais e mais especificamente, o homossexualismo
...