Reflexões
Por: nveasoares • 2/12/2015 • Relatório de pesquisa • 1.151 Palavras (5 Páginas) • 180 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM LETRAS
PRÁTICA DE ENSINO: REFLEXÕES (PE:Refl)
POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
AVALIAÇÃO CRÍTICA DE CINCO AULAS
Mirella Tatiana Zago
RA: 0801423
Polo Porto Ferreira
Ano 2015
MIRELLA TATIANA ZAGO
PROJETO PEDAGÓGICO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UMA ESCOLA E AMBIENTE NÃO-ESCOLAR
[pic 2]
PORTO FERREIRA
2015
SUMARIO
- INTRODUÇÃO____________________________________________03
1.1 VISÃO GERAL DO TEMA___________________________________03
1.2 IDENTIFICAÇÃO DO TEMA__________________________________03
1.3 IMPORTÂNCIA____________________________________________03
1.4 CONTEXTO PROBLEMÁTICO________________________________03
1.5 JUSTIFICATIVAS__________________________________________03
2.1 OBJETIVOS______________________________________________04
2.1 OBJETIVOS GERAIS_______________________________________04
2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS__________________________________04
3. DESENVOVIMENTO_______________________________________05
4. RESULTADOS ESPERADOS________________________________06
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS__________________________________06
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o intuito de caracterizar um ambiente não escolar e sua influência direta no aprendizado do educando. Com esse objetivo foi definido um ambiente, o qual atende ao requisito solicitado. O ambiente escolhido e aqui apresentado trata-se de uma Biblioteca. Porém, antes de começar a explanar o assunto escolhido por essa equipe, se deve entender o que é de fato uma biblioteca.·.
1.1 VISÃO GERAL DO TEMA
1.2 IDENTIFICAÇÃO DO TEMA
1.3 IMPORTÂNCIA
O presente projeto visa o desenvolvimento da integração de um ambiente escolar e um ambiente educativo não escolar, assim, propõe-se a integração dos alunos da Escola Sud Menucci com a Biblioteca Municipal Prof. Lourenço Filho, de tal forma que, nas disciplinas citadas os alunos desenvolvam, sobretudo, um conhecimento aprofundado sobre determinado assunto, além de terem um incentivo do quanto é importante a interação e pesquisa em grupo. Resumindo, pode-se dizer que a proposta é despertar o interesse pelos alunos, especialmente os de baixa renda, frequentarem a biblioteca e terem acesso a internet para pesquisas.
1.4 CONTEXTO PROBLEMÁTICO
Diante das necessidades da escola em promover o conhecimento menos abstrato e mais prático, ou seja, ampliar o conhecimento de mundo dos alunos a integração ambientes não escolares supre essa carência da instituição.
1.5 JUSTIFICATIVAS
Para melhor fixação da matéria pelos alunos e melhorar seu conhecimento, interagir e promover atividades fora de seu ambiente escolar.
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVOS GERAIS
De acordo com As Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) recomendam o desenvolvimento de práticas fora do espaço escolar, apontando os estudos do meio, como atividade motivadora para os alunos, já que deslocam o ambiente de aprendizagem para fora de sala de aula (Brasil, 2006).
As praticas de ensino-aprendizagem podem ter sua eficácia melhorada quando o conhecimento trabalhado se torna mais facilmente absorvida pelo aluno. Esta absorção é facilitada, em maior ou menor grau, de acordo com os recursos e técnicas empregados uma vez que o uso de ambientes não formais possibilita a contextualização, aplicação e associação de princípios e conhecimentos já aprendidos com as informações novas, do ambiente, reduzindo os quesitos de abstração do aprendiz e permitindo uma compreensão mais eficiente dos conhecimentos.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Entende-se como objetivos específicos do projeto um estudo que visa fazer o aluno entrar em contato com a realidade, através de múltiplos aspectos vivenciados de maneira objetiva, ordenada e positiva.
Desta forma leva-se o aluno ao interesse de descobrir aspectos particulares do meio, através de pesquisas e de reflexões que o faz compreender as causas de muitos fatores da vida individual e social.
Constatou-se que estes estudos proporcionam sensibilizar os alunos para o dever de prestar serviços à comunidade, além de exercitar o desenvolvimento de cidadania e respeito ao meio ambiente. Possui também a capacidade de realizar a integração do aprendizado teórico escolar a um ambiente não escolar.
3. DESENVOLVIMENTO
A biblioteca escolar tem que visar à interação entre alunos, professores, informações para facilitar o processo de ensino aprendizagem para isso deve ter:
●Ambiente adequado
● Seu acervo adequado aos usuários
● Permitir horário flexível aos usuários
● Empréstimo domiciliar e acesso livre
● Conhecer os motivos que levam o aluno à biblioteca
● Atualização do acervo adequado à clientela escolar
● Atualizar o profissional constantemente
● Integração entre professores e bibliotecários
A biblioteca não pode executar somente tarefas técnicas de difusão de informação, ela tem de exercer influência ativa e dinâmica no ambiente escolar.
Como a biblioteca dispõe de uma variedade imensa de matérias, podemos utilizá-la nas mais diversas matérias.
...