Refugiados - Análise
Por: camilarjc • 9/5/2017 • Dissertação • 322 Palavras (2 Páginas) • 208 Visualizações
Atividade Presencial Programada – 2017/01
Aluna: Camila R. Jarola Cruz Aiello
RGM: 16838718
Curso: Letras – Português/Inglês
Vídeo/Palestra: “Os refugiados da guerra civil na Síria e as novas formas de orientalismo”
Prof. Dr. Rodrigo Medina Zagni
Falar dos reais motivos da guerra na Síria e todo o panorama atual do considerado ‘mundo árabe’ envolve questões históricas e econômicas que se perpetuaram ao longo dos anos, melhor dizendo, ao longo de longos séculos.
O que conhecemos do Oriente Médio, do Islamismo, Al Qaeda, Terrorismo... são informações advindas de algumas agências internacionais de notícias, detentoras da maior parte das informações e que nos trazem dados muitas vezes modificados para que a perpetuação de certos eventos sejam justificadas e apoiadas, como invasões, bombardeios e tropas infiltradas.
Certo é que desde muitos séculos atrás, ainda quando do fim da primeira grande guerra, havia um interesse enorme das grandes potências europeias, e depois dos EUA, em ampliar seus domínios territorialistas e mais atualmente, imperialistas. Grandes potencias surgiam, mas foram impedidas de crescer ainda mais pelos interesses capitalistas de dominação e ideologias do mundo ocidental.
Infelizmente, o que vemos hoje é consequência desta imagem deturpada e estereotipada que nos vendem de um mundo violento e cruel no oriente. Destruição e mortes são corriqueiros e já não se sabe mais quem luta por quem. Exércitos armados e financiados pelo ocidente lutam entre si, defendendo ideais que muitas vezes não são mais seus, mas foram impostos pelas grandes potências que enxergam o mundo médio oriental somente como fonte de exploração de recursos naturais. Os refugiados da Síria e de tantos outros países são somente vítimas de tanta barbárie cometida ao longo dos anos.
...