Rei Lear - William Shakespeare
Tese: Rei Lear - William Shakespeare. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabybraandao • 5/5/2014 • Tese • 1.024 Palavras (5 Páginas) • 508 Visualizações
Rei Lear- William Shakespeare
Sobre o Autor...
Willian Shakespeare nasceu em de 23 de maio de 1564 na cidade Stratford-Avon, começou seus estudos nessa mesma cidade, a onde demonstrou grande interesse pela literatura e pela escrita. Aos 18 anos casou-se com Anne Hathaway, e com ela, teve três filhos. Em 1591 Skakespeare mudou-se para Londres, em busca de oportunidade na área cultural, começando a escrever sua primeira peça “Comedia dos Erros” no ano de 1590 e termina quatro anos depois, e foi nessa mesma época que ele escreveu aproximadamente 150 sonetos, considerados os mais lidos de todos os tempos. Mais foi na dramaturgia que ele ganhou grande destaque.
Os textos de Shakespeare fizeram e fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, como, o amor, os relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, sendo considerados constantes na obra deste escritor.
Em 23 de Abril o dramatúrgico faleceu, na sua cidade natal, mais a causa da morte nunca foi identificada.
Willian Shakespeare foi um autor que não escreveu somente para o seu tempo, mais para todas as épocas, podendo ser abordados na sua vasta obra temas atemporais, porque espelham a natureza humana.
A ideia central da Obra...
Concretamente, na tragédia do Rei Lear, o poder, vingança, traição, e paixões humanas, sobressaem através dos poderosos personagens, tornando-se por isso, uma obra que atravessou os tempos com a mesma força dramática da sua concepção.
O jogo abre com Rei Lear que decidiu aposentar se do trono e assim dividir o reino entre suas três filhas, mais para que isso acontecesse, elas teriam que demonstrar o amor por seu pai através de palavras. Mais no momento em que o rei pergunta as suas filhas, quanto era o tamanho do amor que elas sentiam por ele, a resposta que ele obtém não é muito agradável, pois uma de sua filhas (Cordélia), contraria a sua expectativa e afirma que “o ama como corresponde uma filha, nada mais, nada menos”. Mais suas outras duas filhas (Goneril, Regan) afirmam que o amam, mais do que qualquer coisa no mundo.
Havendo o rei de antemão, feito as partilhas, no qual deixaria para sua filha mais nova e predileta a melhor parte do reino , mais depois de tal afirmação de Cordélia ele si decepciona, privando- a de qualquer herança, e garantindo as suas outras duas filhas o Reino.
Mais são as filhas que mais expressam o amor pelo pai, é as que rapidamente o excluem e abandonam. Diante das fortes repressões destas, o rei sai sem rumo no meio de uma tempestade, chegando a insanidade de tanta tristeza.
Enquanto isso, o conde de Gloucester, agindo de forma semelhante a Lear, cai numa conspiração criada por seu filho ilegítimo Edmundo, que através de uma carta forjada faz com que Gloucester acredite que o seu filho legítimo, Edgar, planeja matá-lo para herdar seus bens. Edgar refugia-se na floresta e disfarça-se de mendigo louco.
O conde Gloucester vendo o estado lamentável do rei Lear, resolve acolhê-lo, mesmo sabendo que irá despertar o ódio de Regan e o marido, e de Goneril. Ao saberem das traições do conde Gloucester, mandam busca-lo. Ao ser apanhado, Cornulha, marido de Regan, lhe arranca um olho e ao preparar-se para arrancar o outro, um servidor o ataca e acaba matando-o. O conde de Gloucester, agora cego, encontra Edgar que neste momento finge-se de louco e não é reconhecido.
Cordélia é informada do estado do pai e chora diante da ingratidão das irmãs. Logo após manda procurar o pai. Enquanto isso Gloucester manda o filho leva-lo ao topo de uma montanha para
...