Relatório Estágio Letras Fundamental 6º ano
Por: sheilaschuindt • 15/8/2024 • Relatório de pesquisa • 2.405 Palavras (10 Páginas) • 90 Visualizações
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
SHEILA LOPES FERREIRA SCHUINDT GONÇALVES
RA – 2105804
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Licenciatura em Letras
São Paulo – SP
Junho – 2024
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
SHEILA LOPES FERREIRA SCHUINDT GONÇALVES
RA – 2105804
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO
Licenciatura em Letras
Relatório desenvolvido como requisito para aprovação do componente Estágio Curricular Obrigatório – Estágio Supervisionado em Ensino Fundamental II – Docência, no curso de Licenciatura em Letras da Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
São Paulo – SP
JUNHO – 2024
Ficha de Apresentação
Nome: Sheila Lopes Ferreira Schuindt Gonçalves
RA: 2105804
Licenciatura: Letras
Polo: Capão Redondo
Supervisor de estágio (na escola): André de Jesus Ribeiro
Diretor da escola André de Jesus Ribeiro
Período do estágio:
Local do estágio: EMEF M"Boi Mirim 1
Endereço Rua Nova do Tuparoquera, n° 2100 – Jardim São Luís
Telefone: (11) 5891-0042
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo
E-mail: andre.ribeiro@sme.prefeitura.sp.gov.br
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2 CONTATO COM A INSTIUÇÃO, ENTREVISTAS E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA 5
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 7
3.1 Observação 7
3.2 Atividades com o professor supervisor de estágio 8
3.3 Regência 8
4. CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 9
REFERÊNCIAS 11
APÊNDICE A FICHA DE PRESENÇA 12
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado é uma etapa imprescindível para a formação do aluno, pois vai além da pratica das teorias apresentadas no curso, constitui-se como campo do conhecimento. O estágio proporciona moldar aspectos essenciais ligados a identidade do professor, desde os saberes e das posturas específicas as intervenções do docente para contribuir com o desenvolvimento do conhecimento do aluno na instituição pública. Um momento de refletir sobre as situações práticas, construir o entendimento sobre o que é ser professor, quais os desafios serão enfrentados e como supera-los.
A identidade do professor é construída ao longo de sua vida profissional docente. No entanto é no processo de sua formação que são consolidadas as opções e intenções da profissão.
O estágio é o lugar onde a identidade profissional é gerada, construída e referida, volta-se para o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica, e por isso, deve ser planejado gradativa e sistematicamente com essa finalidade. (BURIOLLA, 1999,p.10)
Este relatório tem por finalidade apresentar o Estágio Obrigatório Supervisionado, em docência Letras, realizado de 27 de março à 31 de Maio de 2024, na EMEF M Boi Mirim II.
Onde através do contato com o âmbito escolar, vivenciar as práticas de uma sala de 6 ano, pode-se observar, assimilar teorias apresentadas pela Universidade Virtual de São Paulo e praticar algumas atividades construindo assim um novo entendimento da pratica docente.
Portanto a configuração e realização desse estágio dividiu-se em três etapas diferentes: contato inicial e coleta de entrevista com os responsáveis pelos setores escolares; observação de seis momento de aula, em turma do segundo ciclo do ensino fundamental; a mediação em atividades extras, onde a estagiária cumpriu dez horas em contato direto com os alunos, por meio do planejamento de aulas de reforço em leitura e produção textual para alunos do 6º ano.
2 CONTATO COM A INSTIUÇÃO, ENTREVISTAS E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
Devido a aplicação de projeto integrador nessa instituição anteriormente, o contato para prática do estágio foi acessível, através do qual obtive a aprovação oral da direção e do estabelecimento de ensino para a solicitação de realização da interferência prática. Após aprovação para o início do estágio segui com as entrevistas, e coleta de informações, onde fui recebida de forma tranquila e amistosa.
Primeiramente fiz a exposição sobre o levantamento de informações que necessitava. A descrição da escola foi realizada através de um levantamento de informações principais sobre a escola escolhida, nome, telefone, equipe diretiva, número de alunos, e outras informações que ajudaram a me inteirar e perceber, numa primeira vista, as peculiaridades da escola pesquisada. As atribuições seguintes necessitaram de um período maior e configurou-se por entrevistas com os responsáveis pela Direção, Supervisão Escolar, Coordenação Pedagógica, Setores de Merenda Escolar, de Limpeza, Biblioteca Escolar, e com professores de Português do fundamental II.
A Escola Municipal M Boi Mirim I, situa-se em um bairro periférico da zona sul de São Paulo, Jardim Novo Santo Amaro, que fica entre o Bairro Jardim São Luiz e a Estrada do M‟ Boi Mirim, numa micro-região denominada Piraporinha. Um bairro grande e superpopuloso, nas mediações da Unidade Escolar temos alguns comércios, outras instituições de ensino, o Cemitério São Luiz, muitos terrenos vazios que acomodam mato e lixo, calçamento precário, em péssimas condições para mobilidade de crianças e adultos. As habitações da região são, em sua maioria, térreas, com alguns Prédios do CDHU, condomínios residenciais. A rua onde a Escola está localizada é uma via de interligação entre diferentes bairros e possui um fluxo intenso de trânsito
...