Relatório
Por: Feflafa2 • 27/5/2016 • Relatório de pesquisa • 3.158 Palavras (13 Páginas) • 247 Visualizações
RILDO CORDEIRO GALENO RA 6769360453
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – LÍNGUA PORTUGUESA III
TAGUATINGA–DF
2015
RILDO CORDEIRO GALENO RA 6769360453
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISONADO – LÍNGUA PORTUGUESA III
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Letras do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Língua Portuguesa III.
TAGUATINGA – DF
2014
Sumário
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário
Instituição concedente do estágio
I – INTRODUÇÃO
II – DESENVOLVIMENTO:
a) Observação e Interação.
b) Entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola.
c) Plano de Aula.
d) Regência.
III – CONSIDERAÇÕES FINAIS
IV – REFERÊNCIAS
V-ANEXO
Música
Entrevista:
IDENTIFICAÇÃO
Estagiário
Nome do Estagiário: Rildo Cordeiro Galeno
RA: 6769360453
Curso: Letras
Semestre: 4º
Ano: 2014
Início do estágio: 03/ 11/ 2014
Término do Estágio: 14 / 11/ 2014
Instituição concedente do estágio
Nome da Instituição: Colégio Estadual Machado de Assis
Endereço: Quadra 02 lote 01 Jardim Planalto
Telefone:
Responsável: Cleomidio Antonio Oliveira
I – INTRODUÇÃO
O documento que ora apresento é o relato final das atividades realizadas no Estágio Supervisionado II do curso de Licenciatura em Língua Portuguesa. O Estágio descrito neste relatório realizou-se no Colégio Estadual Machado de Assis Localizado em Águas Lindas de Goiás, na Quadra 02 lote 01 Jardim Planalto.
O presente trabalho consiste no relatório do Estágio Supervisionado em Ensino Médio, sob a orientação da tutora presencial Luciana dos Santos Silva, com uma carga horária de 40h semanais, sendo 6h de visita e 12h de interação na escola, 12h de observação e 10h de regência na sala do 2º ano do ensino médio.
O relatório é constituído basicamente da identificação do aluno, da instituição concedente do estagio, introdução, observações, entrevista com o responsável pelo processo ensino-aprendizagem na Escola, plano de aula, regência, considerações finais e anexos da música e entrevista que serão usadas para desenvolvimento do plano de aula.
Na profissão de professor vamos lecionar para alunos de diversas camadas sociais, e cada uma com suas particularidades. Através do estagio foi possível observar como realmente é uma sala de aula e como os adolescentes se comportam, e o professor precisa aprender a lidar com eles, saber buscar soluções para mediar conflitos pessoais e grupais. Traçar vários objetivos a serem alcançados para melhorar a convivência em sala de aula faz parte de nossas vidas e o estagio fez parte de tudo isso, a certeza que ele me ajudou a aprimorar a minha futura profissão não tenho duvidas, pois é somente no dia a dia em sala de aula, convivendo com os alunos para termos noção de como é gratificante e ao mesmo tempo desafiador o trabalho docente.
II – DESENVOLVIMENTO:
a) Observação e Interação:
No dia de setembro de 2014, fui a colégio estadual Machado de Assis, localizado em Águas Lindas de Goiás, para conversar com o diretor da instituição e pedir autorização para realizar o estágio. Fui muito bem recebido e consegui a autorização, aproveitei para falar sobre a escola, coordenação, professores e direção. Nesse dia ficaram definidas as datas de realização do estágio (03/11/2014 a 14/11/2014). Foram assinadas as fichas de acordo da instituição educacional. Ficou decidido que eu acompanharia a professora responsável pela disciplina no 2º ano do ensino médio.
O professor iniciou a aula cumprimentando os alunos, e logo em seguida apresentou-me, dizendo que ficaria observando-os dez dias. Durante a minha permanência em sala observei que alguns alunos eram agitados e que alguns tinham dificuldades na matéria. Observei que enquanto o professor estava explicando o conteúdo, alguns alunos conversavam e outros manuseavam seus aparelhos celulares, o que dificultava o entendimento dos alunos que estavam interessados em aprender. Todos os dias em que fiquei observando a turma e o professor era sempre igual, a aula iniciava com os cumprimentos do professor e as respostas dos alunos, em seguida aplicação do conteúdo e exercícios para fixar a aprendizagem. Essa foi a minha observação durante dez dias que estive na escola
Relatório de observação na escola:
A escola possui uma quadra de esporte, uma secretária, dois banheiros femininos e dois masculino, uma cantina onde faz e serve o lanche, uma sala de direção, uma sala de professores, dez salas de aulas, um pátio coberto, um depósito. A estrutura física é nova e bem conservada, existem trinta turmas entre ensino médio e fundamental e, 1.310 alunos matriculados. Quanto à avaliação, ela é obtida por atribuição de notas, por trabalhos, participação e notas.
A Instituição trabalha para desenvolver nos educando a relação interpessoal e inserção social objetivando a formação de cidadãos críticos, criativos e conscientes de seus direitos e deveres, por meio de ações educativas que contemplam o ato de educar e cuidar do convívio social e articulação com a família.
...