Relatório De Estagio
Monografias: Relatório De Estagio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adriellyvieira • 24/9/2013 • 1.102 Palavras (5 Páginas) • 442 Visualizações
RELATÓRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ENSINO FUNDAMENTAL
CAMPINAS – SÃO PAULO
2013
CURSO: PEDAGOGIA
ANO: 6º PERÍODO
PROFESSORA: RENARA MANFRIN SCHIMIDT
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................................... 4
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.........5
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................10
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................................11
INTRODUÇÃO
Venho por meio deste documento, retratar as experiências e processos de aprendizagem absorvidas durante o período de estágio supervisionado focado especialmente no ensino fundamental.
1 – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – ENSINO FUNDAMENTAL.
1.1 OBSERVAÇÃO E INTERAÇÃO NA ECOLA:
O Instituto educacional e conheceu a instalação e pode realizar o seu estagio, Sobre o colégio: O colégio KANE LTDA está instalado em um terreno de 500m² com área de recreação, com quadra de esportes e playground, proporcionando um ambiente seguro e agradável.
Conta com biblioteca, laboratório, sala de informática, áudio visual, artes, avaliação física e apoio psico pedagógico.
Acesso às salas de aulas: Os espaços físicos internos e externos foram construídos para atender a nova lei de inclusão.
Salas de aulas: Espaço ideal para promover atividades oferecidas pelos professores de forma que a disposição em sala varie de acordo com os trabalhos propostos.
Laboratório de informática: Com professores especializados, os alunos em aulas desenvolvem projetos específicos de acordo com a faixa etária.
Biblioteca e salas de estudos: Os alunos têm à sua disposição livros, enciclopédias e internet. Contam também com monitoria para realização de pesquisas. Através de empréstimos de livros, são incentivados à leitura.
Sala de artes: Uma sala inteiramente preparada para que os alunos desenvolvam a criatividade, o conhecimento artístico e cultural.
Quadra esportiva:
As aulas de educação física são desenvolvidas promovendo a saúde física e mental do aluno, o pensamento estratégico, noções de modalidades de jogos e trabalho em equipe.
As atividades físicas e recreativas são utilizadas para o desenvolvimento da coordenação motora, lateralidade, agilidade e trabalho em equipe.
1.2 ENTREVISTA COM O RESPONSÁVEL PELO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA
Responsável: Danielle Stefany Nanie
RG: 44.348.162-3
CPF: 369.113.938-84
A proposta pedagógica do Colégio KANE - LTDA está baseada na concepção sócio-interacionista, que acredita ser o processo de ensino aprendizagem uma construção gradual e contínua, que se inicia no nascimento e prolonga-se por toda a vida.
Nesta concepção o indivíduo precisa interagir no ambiente em que está inserido, promovendo o conhecimento através dos processos de elaboração e construção individual e coletiva, procurando haver um equilíbrio entre ambas. Assim, a linguagem se torna fundamental para as relações de aprendizagem voltadas para as práticas sociais. O aluno torna-se letrado através das leituras e das várias produções de texto.
O colégio conta com a parceria do Sistema Dom Bosco de Ensino, que foi criteriosamente escolhido, para alcançarmos os objetivos de levar o aluno a pensar e aprender a aprender.
O material didático Dom Bosco, é apostilado, apresenta uma diversidade de gêneros textuais, bem estruturados, atraentes e cientificamente corretos, com introdução de cada capítulo (textos, ilustrações, curiosidades) atraente à essência do que vai ser estudado, motivando o aluno à ação, levando-o a construir a aprendizagem e a apropriar-se do conhecimento. Motiva também o professor a usar a criatividade no planejamento para iniciar e conduzir o conteúdo.
As atividades paralelas buscam aplicar e aprofundar os conhecimentos por meio de perguntas, entrevistas e jogos que deem margem a reflexões e ao desenvolvimento da linguagem oral, produzindo estruturas de pensamento mais elaboradas e possibilitando o enriquecimento cognitivo, onde o aluno será capaz de se posicionar de maneira crítica, responsável e construtiva em diferentes situações sociais, pois é sujeito do próprio processo de aprendizagem.
1.3 PLANO DE AULA
Tema: Sociabilidade em Forma de Festa
Introdução:
Uma escola deve ser democrática e deve permitir a participação da sociedade e comunidade em eventos curriculares e extracurriculares.
O coordenador tem o trabalho envolto da participação e da integração de alunos, funcionários e professores, ele deve manter uma dinâmica ativa mantendo esta união refletiva em formas distintas de realizar avaliações.
Uma delas é nortear a participação e a colaboração dos envolvidos em eventos que envolvam projetos com fins de apoio, disponibilidade e envolvimento com a escola.
Justificativa:
O intuito é de trabalhar com a clientela da escola possibilitando o envolvimento, o vinculo com o âmbito escolar.
...