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Resenha do Filme a Fuga das Galinhas

Por:   •  18/1/2024  •  Resenha  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  68 Visualizações

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 Esta Resenha tem por objetivo  a descrição do sentido no filme A fuga das Galinhas, Descrita pelo Professor Dr º Antônio Luíz Alencar Miranda, Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1993), Mestrado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Professor do Ensino Médio, da Secretaria de Estado da Educação - SEDUC e professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, no Centro de estudos Superiores de Caxias - CESC. Atualmente Chefe do Departamento e professor da Pós-graduação em Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, Língua Portuguesa e Educação, com ênfase em Sociolinguística, Semiótica, Literatura, Análise do Discurso e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: atitudes, crenças, variação, mudança, discurso, gênero, raça, leitura, ensino, EJA e formação de professor. Líder do Grupo de Estudos em Linguagem, Discurso e Ensino GELDE/CNPq, Consultor da Revista de Letras Juçara - UEMA. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5752-0280.

O artigo busca, em uma obra cinematográfica, compreender de que maneira ocorre a interação entre sujeito, objeto de valor, destinador, destinatário, tempo e espaço. Tudo isso dentro da perspectiva gerativa que busca a construção da significação. Contudo, não há menção a aspectos como figurino, sonoplastia ou movimento. Somente foram tratados os aspectos visuais e verbais na perspectiva semiótica.

É interessante como o autor introduz os conceitos de Semiótica e a teoria da significação proposta por Greimas em que se busca o sentido e o seu efeito de sentido dos textos, os mecanismos e procedimentos, as organizações linguística e discursiva e as relações com a sociedade e a história a partir de um percurso gerativo de sentidos.

É esse percurso que se torna o objeto da análise proposta pelo autor, que alicerça a isso, os conceitos de narrativa e narratividade: Narratividade é uma propriedade que caracteriza certos tipos de discursos e considerada como o princípio organizador de qualquer discurso. Já o termo narrativa é utilizado por Greimas para designar o discurso narrativo de caráter figurativo – que comporta personagens que realizam ações.

A análise de A Fuga das Galinhas, nessa seara, se dá a partir do percurso greiminiano em que há três níveis cuja narrativa se insere: estrutura fundamental de organização do sentido, estrutura narrativa e estrutura discursiva. Pondera-se ainda, que os níveis são etapas interligadas, consubstanciadas e que se integram mutuamente.

Primeiramente, há de se ponderar a importância da Semiótica para os estudos analíticos. Como trata do processo de significação, essa área da linguagem transpõe a linguagem em outra linguagem. É descrever, por exemplo, o cinema, que é uma linguagem visual pelo viés da escrita, observando o sentido que a narrativa apresenta.

Acerca da obra audiovisual feita em stop motion, há um jogo dicotômico entendido pelo autor como categoria semântica fundamental: a opressão versus a liberdade. Além disso, o autor aponta o objeto de valor dos sujeitos. Para as galinhas, é a liberdade. E é esse objeto de valor que é evidenciado ao decorrer da narrativa.

O autor apresenta as categorias semânticas a partir dos estudos de Greimas que as classificam em positivas ou eufóricas e negativas ou disfóricas. No filme, a fuga é eufórica e a opressão disfórica. Da primeira à vigésima segunda parte do filme prevalece a disforia, ou seja, a opressão. No final da vigésima segunda para a vigésima terceira instaura-se definitivamente a euforia, cuja fuga é evidenciada.

O autor cita, que nos momentos disfóricos ocorrem tensões, distensões e relaxamentos. As tensões são momentos do plano disfórico em que há conflitos e situações que inebriam a tentativa de fuga; as distensões, consideradas pelo autor como não-disforia mas que não são relaxamentos, podem ser interpretadas como falsas euforias, pois há a crença da ocorrência do plano eufórico mas que não se sucede; por último, o relaxamento pertencente ao plano eufórico se equivale ao momento que a fuga das galinhas de fato ocorre.

Com relação aos sujeitos, nota-se que há um contraste em relação aos seus objetos de valor. Foi dito anteriormente que o objeto de valor buscado pelas galinhas é a liberdade, já o da patroa, dona da fazenda, é justamente o oposto. Fazer essa associação é de suma importância para compreender o conceito de organização actancial definido por Greimas: aqueles que realizam ou sofrem o ato, independentemente de qualquer outra realização, os actantes.

Os actantes são os seres do discurso. Esses seres envolvem sujeitos em busca dos seus objetos de valor: as galinhas em busca da liberdade e a patroa em busca da opressão e do lucro alto. O autor considera que a relação entre sujeitos e objetos se dá por confrontos. Ambos os sujeitos estão dialetalmente envolvidos na busca pelos seus objetos de interesse.

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