Resenha do livro "Violência e vitimização na infância e na adolescência: inclusão da escola no reconhecimento e prevenção"
Por: giselems • 10/8/2017 • Resenha • 916 Palavras (4 Páginas) • 329 Visualizações
Fonte:
COSTA, Maria Conceição O. Etal. Violência e vitimização na infância e na adolescência: inclusão da escola no reconhecimento e prevenção. Feira de Santana: UEFS, págs. 9-63, 2013.
RESENHA
Maria Conceição Oliveira Costa é a organizadora do livro. Ela é graduada em Medicina, realizou Mestrado e Doutorado na Universidade Federal de São Paulo. Rosely Cabral de Carvalho possui graduação em Enfermagem Obstétrica pela Escola Paulista de Medicina, mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Nilma Lázara de Almeida Cruz Santos possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e Mestrado em Saúde Coletiva pela UEFS. Marcos Antonio de Oliveira Santana é Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Mestrado da UEFS. Nilton Cesar Nogueira dos Santos possui graduação em Odontologia pela UEFS, realizou o Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE e Doutorado em Biotecnologia pela UEFS.
A obra sob comento é resultado de pesquisas desses diversos autores na área de Saúde da Criança. O livro é uma junção de artigos desses autores, tendo como organizadora Maria Conceição O. Costa e tem o objetivo de mostrar as consequências da violência sexual direcionada a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, pois esses fazem parte de um grupo de pessoas vulneráveis a relações desiguais de poder. Essas ocorrências normalmente envolvem relações de poder e hierarquia, destacando a dominação do mais velho sobre o mais novo, por meio de ameaças, sedução ou até violência física.
Esse livro é divido em prefácio, 3 capítulos e nas considerações finais, em que cada um se refere a um artigo com a temática de violência.
A primeira parte do livro é o prefácio, que tem como objetivo explicar o tema do livro e qual a importância do mesmo para ajudar jovens em situação de violência, defendendo os direitos da criança e do adolescente. A autora desse trecho é Thaís Dumêt Faria, advogada e doutoranda em Direito na UnB. Ela procura esclarecer que o objetivo do livro é trazer questionamentos sobre estratégias para garantir esses direitos.
A segunda parte faz referência ao primeiro capítulo do livro, que é um artigo de Maria Conceição e Nilma Lázara com a intenção de informar o que é violência e a importância de identificar, prevenir e auxiliar crianças e adolescentes em situação de violência. Um dos pontos defendido pelas autoras é de que essa violência ocorre devido a relações assimétricas de poder, destacando a dominação do mais velho sobre o mais novo, por meio de ameaças ou até violência física. As autoras dão importância a violência sexual, que é mais recorrente e afeta fisicamente e psicologicamente esses jovens para o resto de suas vidas.
Essa violência sexual pode se diferenciar entre intrafamiliar ou extrafamiliar. Além do mais, ainda pode se classificar como abuso sexual, incesto, pornografia, pedofilia, etc. É importante mostrar ao leitor as diferentes expressões que essa violência sexual pode ter, a fim de preparar profissionalmente os diferentes setores para que possam identificar e denunciar possíveis casos.
A terceira parte do livro faz parte do capítulo 2 e aborda sobre o papel da escola na identificação desses casos de violência. Segundo os autores, cabe à escola adotar estratégias para identificar possíveis casos de vitimização, pois ela é uma instituição que pode observar o comportamento de crianças e adolescentes.
...