Resenha filme "Meu nome é Jonas"
Por: Samira Fayad • 2/5/2018 • Resenha • 316 Palavras (2 Páginas) • 517 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Centro de Comunicação e Expressão - CCE
Departamento de Libras
LSB7904 - Língua Brasileira de Sinais I
Resenha do filme E seu nome é Jonas
FELTON, N.; MICHAELS, R. E seu nome é Jonas. [Filme-vídeo]. Produção de Normam Felton, direção de Richard Michaels. Estados Unidos, 1979. Filme televisivo, 100 min.
O filme E seu nome é Jonas retrata a história de um menino surdo que foi diagnosticado erroneamente como deficiente intelectual, ficando internado por três anos em uma instituição que atende diversos tipos de deficiência. Ao descobrirem o engano, seus pais ouvintes trazem-no de volta para casa e a partir desse momento é explícito o drama de uma família que não sabe como agir em relação à diferença do filho.
É justamente a dificuldade de comunicação e o pouco conhecimento sobre a surdez que leva os pais a matricularem Jonas numa escola oralista. Com os novos desafios, Jonas e seus seus pais passam a enfrentar múltiplos desafios, gerando desavenças na família. O pai, em alguns momentos até tenta ajudar o filho, contudo devido à falta de convicção na capacidade do menino, retirar-se de casa, abandonando Jonas, seu irmão e sua mãe.
Culpando-se por toda a situação, a mãe de Jonas em vários momentos deixa exteriorizar seu desespero mas não abandona a luta para “que Jonas seja igual a qualquer menino”. É justamente na escola oralista que ela observa, pela primeira vez, um casal se comunicando por meio da língua de sinais. Entrando no “Clube dos Surdos”, ela finalmente observa que todos — ouvintes ou surdos — possuem diferenças e que é necessário aprender a aceitá-las e um novo mundo se abre para Jonas e sua família.
A partir de então, entusiasmado, Jonas começa a aprender a língua de sinais, compreendendo as situações e expressando sentimentos. Ou seja, quando afinal a sua diferença é aceita, Jonas começa a levar uma vida normal.
...