Libras - Resenha filme O Seu Nome é Jonas
Por: Alinermgodoy • 2/10/2019 • Resenha • 284 Palavras (2 Páginas) • 390 Visualizações
OFICINA DE LIBRAS
Resenha do filme: E SEU NOME É JONAS
O filme “E Seu Nome É Jonas” conta a história de um menino surdo que, ao ser diagnosticado equivocadamente como retardado mental, foi internado num hospital psiquiátrico por três anos e, ao sair de lá, vive um difícil relacionamento familiar, devido as dificuldades de comunicação e o preconceito sobre essa doença
Na época onde se passa o filme, a linguagem de sinais não era difundida ou pior, era mal vista por muitas pessoas, pois estas alegavam deixar os surdos preguiçosos. Também a doença não era tão esclarecida pelos médicos, os diagnósticos eram falhos e a falta de informação e orientação deixavam muitas famílias de mãos atadas para seguirem com o tratamento dos filhos.
Toda essa situação contribuía para a exclusão do surdo da sociedade, como acontecia com Jonas e sua família, pois a vergonha e o preconceito os afastavam cada vez mais do o convívio social.
Por sorte sua mãe não desistiu e não se deixou levar diante das dificuldades, como fez o pai de Jonas que preferiu abandonar a família em vez de enfrentar o problema, e foi buscar uma alternativa ao tratamento “tradicional” de oralização.
A partir do momento em que Jonas e sua família aprendem a Linguagem de Sinais, a vida renasce para eles. Tudo que antes não tinha significado, que o impediam de ser uma criança feliz, foi transformado em satisfação e alegria a cada palavra que ele aprendia, inclusive ao entender sobre a morte de seu avô.
Para mim, foi muito importante a mensagem transmitida pelo filme: que o surdo tem uma capacidade diferente de ver o mundo e que o sucesso de seu desenvolvimento depende do esforço de toda a sociedade.
[pic 1]
...