Resenha filme seu nome é jonas
Por: hela28gu14 • 1/5/2018 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 503 Visualizações
Resenha do filme e o seu nome é jonas.
O filme descreve a vida de uma criança surda, chamada Jonas, que encarou uma seríe de dificuldades junto com a família.
Ele foi identificado como deficinte mental e por isso ficou ao longo de 3 anos em uma instituição, excluso de conviver socialmente e do contato com outros surdos. Assim que descobriram que ele nao tinha nenhuma deficiência mental e que o menino era apenas surdo o levaram para casa.
Com base nisso, podemos perceber o quanto aquela família não sabia lidar em relação a deficiência da criança.
Ao procurar ajuda, os pais revelaram-se perdidos a chegar a aceitar qualquer referência que lhes foi passada, como quando o menino foi para uma escola em que não era permitido o uso de sinais, onde eram necessários que os surdos pudessem oralizar, isto é sua especificidade era desprezada.
A existência do filho surdo criou um descontrole na família, a ausência de comunicação acarretou a falta de autoridade e dificultou a falta de limites. E essa flaha de cominicação resultou em decepção para jonas que em alguns momentos teve como resposta a agressividade. Além disso o acanhamento em ter um filho surdo pôde ser notada e fez com que o casal se separessem.
Este filme nos possibilita entender vários ângulos no que se refere a surdez, como dificuldades e riscos que os surdos se deparam em seu cotidiano e também nos faz compreender o quanto a comunicação é relevante e como a língua de sinais é essencial para o surdo.
Com o filme, podemos entender como os surdos foram tratados de forma errada durante anos, e o que podemos observar e colocar em prática é que é necessário ter respeito as particularidades e necessidades da pessoa surda.
...