Resumo Da Obra Inocencia
Dissertações: Resumo Da Obra Inocencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kerow • 10/6/2013 • 580 Palavras (3 Páginas) • 984 Visualizações
Inocência
É um romance regionalista brasileiro de Alfredo d'Escragnolle Taunay, dividido em 30 capítulos mais um epílogo. Foi publicado em 1872 e retrata costumes, pessoas e ambientes do leste sul-matogrossense (sertão), notadamente a cidade de Paranaíba.
Alfredo d'Escragnolle Taunay nasceu em 22 de fevereiro de 1843 no Rio de Janeiro, e morreu em 25 de janeiro de 1899 também no Rio de Janeiro por causa do diabetes.
Na parte sul oriental da vastíssima província de Mato Grosso, vivia Inocência, com seu pai Pereira. Inocência é de uma beleza deslumbrante, embora bastante descorada e tanto magra, devido a sua doença.
Cirino era um simples curandeiro, que ia por toda parte granjeando com tratamento de Doutor. A primeira visita que Cirino fez a Inocência, a pedido do pai dela, apaixona-se por ela, e é correspondido. Ambos vivem um drama de amor e honra, mas há algo que impedia a felicidade.
Os aspectos literários estão ligados ao conceito de verossimilhança, como a tensão entre ficção e realidade, a linguagem culta e a linguagem regional e a adequação dos valores românticos à realidade bruta do nosso Sertão.
De uma maneira bem simples podemos falar que o narrador é onisciente e seu foco narrativo é em terceira pessoa, mas apresentando algumas variações para a primeira e às vezes fazendo com que sua voz se confunda com a voz do próprio autor do livro.
O tempo é cronológico, pois a história se desenvolve entre o dia 15 de julho de 1860 e 18 de agosto de 1863. No entanto, convém ser lembrado que a principal parte da história se passa num tempo aproximado de um mês. A maior parte da narrativa se ocupa do envolvimento de Inocência e Cirino e esse envolvimento ocorre da chegada de Cirino (15/07/1860) à casa da moça até seu assassinato por Manecão. E, levando em consideração que o narrador não apresenta datas específicas, mas sim citações do tipo: “Ficarei fora uma semana”. Dessa forma, somando-se essas citações dá-se um tempo de mais ou menos um mês.
O espaço em Inocência é muito claro: sertão do Mato Grosso. Segundo o narrador, na região onde "confinam os territórios de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso", na "parte sul-oriental da vastíssima província de Mato Grosso".
Personagens Protagonistas
Inocência é uma jovem do sertão, muito bonita, romântica, um pouco frágil, e que inicia a história doente, mas depois se recupera.
Cirino, um rapaz de bom caráter, que com um pequeno conhecimentosobre medicina, se passava por médico no sertão, era conhecido como Dr.Cirino e foi quem cuidou de Inocência quando ela estava doente.
Personagens Secundários
Pereira, homem mau, que não mudava os costumes que tinha, muito autoritário, pai de Inocência.
Meyer, naturalista alemão, que está viajando para o Brasil em busca de novas espécies de insetos. Fica na casa de Pereira, pois traz com ele uma carta do irmão mais velho de Pereira.
Manecão, homem bruto, que negocia gados, noivo de Inocência.
Tico, um anão mudo, que servia a Pereira como um vigia, para ficar olhando Cirino e Inocência,
...