Resumo: O livro se trata de uma história contada na Itália por um inglês
Por: Eduardo Ferronato Guin • 27/9/2021 • Resenha • 878 Palavras (4 Páginas) • 157 Visualizações
[pic 1].
Projeto Mário Travassos
Resenha Resumo
Nápoles 1944 – Um Inglês perdido no labirinto Italiano
Aluno 305 Ferronato
13/07/2021
O livro se trata de uma história contada na Itália por um inglês, por ser uma história que acontece durante a segunda guerra há muitas partes violentas e sangrentas. O autor Norman Lewis nascido na Inglaterra em 1912 de família galesa viajou pelo mundo todo, da Europa a áreas remotas do norte da África, do mar vermelho e do oceano indico e falecendo em 2003.
A história começou em 1943 durante a segunda guerra mundial, as pessoas que tinham algum tipo de faculdade ou conhecimento de idiomas eram mandadas para o corpo de inteligência. Lá, faziam um curso básico de infantaria de 3 meses. Como muitos que lutaram a guerra ganhavam armas mesmo sem nunca ter atirado antes.
A história do livro vai contando o dia a dia de sua vida durante a guerra. No dia 4 de outubro de 1943 (segunda-feira) após receber alta do hospital por ter baixado com malária no dia 28 de setembro de 1943 (terça-feira) pega carona para Nápoles em um caminhão americano, chegando em Nápoles logo se depara com montes de escombros de prédios bombardeados e corpos carbonizados. A cidade de Nápoles cheira a madeira carbonizada, ruinas por toda parte bloqueando totalmente as ruas crateras de bombas e bondes abandonados, o maior problema é a água. Nos escritórios do consulado germânico, recolhemos copias de muitas cartas congratulatórias e bajuladoras escritas por personalidades de Nápoles e diretamente dirigidas a Adolf Hitler, povo de Nápoles mandava cartas para a chancelaria do partido nazista em Berlim, para oferecer seus serviços. Dia 15 de Outubro de 1943 (Sexta-Feira) entre os contatos civis, destes últimos dias, Vicente Lattarulho foi a minha conquista mais compensadora, um homem com profundos conhecimentos das coisas de Nápoles. Quando preliminarmente perguntei o que desejava conosco, respondeu com um murmúrio seco “minha motivação é uma paixão por justiça”, ele queria denunciar um oficial americano encarregado das requisições de guerra, que passava por ali oferecendo aos italianos donos de automóveis a garantia de que, por 100.000 liras, seus carros não seriam requisitados. Disse que não poderia fazer absolutamente nada. Ao longo dos dias foi recebendo algumas missões fáceis do dia a dia, e foi acontecendo pequenos fatos a cada dia assim ganhando mais experiências sobre a população local. Enfim, 1 de janeiro de 1944 (sábado), estamos sofrendo uma epidemia de corte de fios telefônicos e tem ocorrido um caso por dia durante a última semana de todos os problemas que nos jogam esse é o mais aborrecido e frustrante. O menos gratificante também, porque nunca conseguimos resultado. O exército sustenta que esses casos de corte de fios são atos deliberados de sabotagem, até agora os únicos que conseguiram pegar cortadores de fio tinha sido a equipe de investigações especiais da polícia do exército. Lembrei que os alemães fuzilavam os cortadores de fio na hora, eles eram bárbaros.
...